Portal de Eventos do IFRS, 5º Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
E-Museu: contando a história da informática de forma itinerante
Henrique Montemezzo, Taís Antunes, Lis Ângela De Bortoli

Última alteração: 20-10-2016

Resumo


Os avanços tecnológicos têm impulsionado significativamente a aquisição de equipamentos eletroeletrônicos. Este consumismo, aliado a obsolescência programada,que impõe ao consumidor um curto tempo de uso do produto, são fatores que contribuem expressivamente para o aumento desenfreado do lixo eletrônico em todo o mundo. Se descartados inadequadamente, os resíduos eletrônicos podem causar danos aos seres humanos e ao meio ambiente. Com base nesta problemática, em 2011, foi criado o projeto de extensão "E-lixo: da conscientização ao descarte ambientalmente correto", cujo objetivo é conscientizar a comunidade local sobre o problema do e-lixo e, por conseguinte, orientar as pessoas para o adequado descarte dos materiais eletroeletrônicos.. Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto constam a realização de jogos educativos, confecção de meta arte com materiais descartados, palestras, exposições e mutirões de descarte. Nos mutirões, realizados anualmente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sertão, arrecada-se materiais eletroletrônicos obsoletos, sem uso ou danificados. Destes materiais arrecadados, boa parte é encaminhada à empresa Recycle de Passo Fundo, outra parceira do projeto, que se responsabiliza pela adequada destinação ambiental dos equipamentos. Até o momento foram arrecadados pelo projeto quase onze toneladas de lixo eletrônico, sendo parte deste montante composto por equipamentos ainda operantes e outros de longa data de fabricação.. Muitos destes equipamentos antigos arrecadados tiveram papel relevante na linha do tempo da informática, de modo que surgiu, surgiu a ideia de criar um museu itinerante para utilizá-los no ensino da história e evolução da computação aos estudantes e interessados no assunto. Atualmente o E-Museu – como foi chamado - possui aproxidamente quarenta itens, dentre os quais constam laptops, notebooks, netbooks, disquetes (desde a geração de 1976), discos rígidos, processadores, televisores, máquinas de escrever, impressoras, calculadoras, videogames e celulares. Cada equipamento acompanha uma ficha descritiva contendo dados importantes sobre o mesmo, como fabricante, data de lançamento, preço da época, modelo, origem, utilidade, entre outros. O E-Museu vem sendo exposto a crianças e adolescentes do ensino fundamental ao superior, bem como para professores e funcionários do Campus Sertão. Desta forma, o trabalho realizado no E-Museu visa proporcionar aos visitantes relevantes conhecimentos da história da informática por meio do contato direto com equipamentos que descrevem a trajetória da Computação.


Palavras-chave


História da Informática

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.