Portal de Eventos do IFRS, 5º Mostra de Extensão

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Um novo olhar sobre educação ambiental através de jogos feitos de e-lixo
Ana Paula Brandalise, Maria Eduarda Bacega Tamanho, Lis Ângela De Bortoli

Última alteração: 20-10-2016

Resumo


Anualmente, o montante de resíduos eletrônicos gerados em todo planeta aumenta consideravelmente. A evolução tecnológica, aliada à obsolescência programada e ao consumismo exacerbado colaboram significativamente para a intensificação do problema. Em decorrência desta importante problemática, em 2011, desenvolveu-se o projeto “E-lixo: da conscientização ao descarte ambientalmente correto”, que além de destinar corretamente toneladas de resíduos eletroeletrônicos, busca conscientizar a comunidade quanto a importância do correto descarte. Dentre as várias ações de conscientização do projeto, foram criados jogos educativos confeccionados a partir de materiais recolhidos nos mutirões de coleta, os quais são aplicados principalmente a crianças de ensino fundamental. Memória Seletiva é um dos jogos criados. Nele, os participantes devem encontrar em uma das cartas um resíduo e na outra, a cor da lixeira correspondente para seu descarte. O segundo jogo, chamado “Coleta Maluca”, simula um esconde-esconde, onde os participantes precisam encontrar, em determinado tempo, o maior número de resíduos espalhados pelo local e descartá-los na lixeira correta. Cada resíduo descartado adequadamente soma pontos e o vencedor é o grupo que alcança maior pontuação. Por fim, o jogo de tabuleiro “Coleta Radical” objetiva que os participantes separem os resíduos por tipos em seus devidos coletores. Cada coletor tem um espaço para os diferentes tipos de resíduos, identificados pelas cores correspondentes. No percurso, além de diferentes tipos de lixo, aparecerão situações que poderão atrapalhar ou contribuir para que o jogador alcance o objetivo, através de cartelas de sorte/azar. Os jogos desenvolvidos são adequados para crianças a partir dos 5 anos de idade e estão de acordo com as cores estabelecida pela resolução CONAMA nº 275/2001. Para a confecção dos mesmos, foram utilizados materiais como fitas VHS, mouses, CDs, HDs, monitores, gabinetes, placas, entre outros. Além de aplicados a crianças que frequentam o ensino fundamental regular, também foram utilizados com um grupo de escoteiros e com portadores de Transtorno do Espectro Autista. Desta forma, por meio de linguagem simples e abordagem direta, os jogos desenvolvidos foram projetados para que a criança aprenda importantes conceitos ambientais de forma atrativa e dinâmica pelo simples ato de brincar.

Palavras-chave


Jogos educativos; Lixo eletrônico; Educação ambiental.

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