Portal de Eventos do IFRS, 5º Mostra de Extensão

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A utilização de jogos e mapas como ferramentas para Educação Ambiental com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental do município de Coxilha/RS
Michele Terres Cramer, Inaiara Baccega, Rochele da Cruz de Oliveira, Rosana Corazza

Última alteração: 20-10-2016

Resumo


A Educação Ambiental é uma ferramenta que permite mudar a realidade das pessoas e desenvolver consciência critica em relação às questões ambientais. Desse modo, as atividades de Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidas com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Pantaleão Thomaz no município de Coxilha/RS, poderão provocá-las a observar e refletir sobre a realidade local. As atividades aplicadas têm ênfase na preservação dos rios e nascentes do município. O principal objetivo do projeto é realizar atividades de Educação Ambiental que enfatizem a proteção e preservação dos recursos hídricos utilizando jogos e mapas. A metodologia está sendo desenvolvida em etapas: a primeira foram os planejamentos das aulas e a segunda a realização das atividades na escola, com uma saída a campo para conhecer importantes nascentes no município de Passo Fundo. A última etapa consistirá na compilação dos resultados encontrados. As atividades em sala de aula são desenvolvidas semanalmente, durante duas horas em cada uma das turmas (Turma “A” e “B”). Dentre as atividades tem-se a utilização de mapas para os alunos se situarem no município, Estado, Brasil e mundo. Também são desenvolvidos mapas no programa de Geoprocessamento Quantum Gis com o objetivo que os alunos pintem, conheçam e localizem os arroios, rios e nascentes do município, destacando as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a vegetação ciliar. Durante o projeto estão sendo utilizados alguns questionários descritivos e questões de múltipla escolha, que  servem para avaliar o entendimento dos alunos, analisar a relevância do projeto, os aspectos positivos, bem como identificar o que precisa ser melhorado. Os resultados encontrados indicam que os alunos estão gostando das atividades desenvolvidas. Além de prestarem atenção nas aulas, eles têm demonstrado empenho na execução das atividades. Nos dois questionários aplicados até o presente momento perguntou-se quais assuntos eles teriam interesse em estudar nas próximas aulas. Dentre os 23 alunos que estavam presentes,  22%  responderam que gostariam de estudar mais  “sobre os animais". Outros temas que não constavam no projeto e que foram sugeridos pelos alunos foram: hidroeletricidade, aplicação de venenos nas lavouras e os efeitos da ausência da água no planeta. Na medida do possível estes assuntos serão incluídos nas próximas atividades. Conclui-se que, até o momento, as atividades planejadas estão tendo efeito positivo, pois os alunos estão demonstrando interesse, compreensão e estão desenvolvendo o que é solicitado de maneira satisfatória.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Ensino Fundamental; Recursos Hídricos.

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