Última alteração: 20-10-2016
Resumo
Angela Giovana Zorzan1, Patrícia Camargo Vianna1, Carolaine Vian¹, Sabrina Rodrigues Sousa1*
1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. Sertão, RS, Brasil.
O Meio Ambiente é um conjunto de condições que influencia e interage no meio físico, químico e biológico, responsáveis pela existência e manutenção das diversas formas de vida. Sabe-se que é direito de todos desfrutar de um ambiente saudável e dos recursos naturais nele disponíveis, bem como é dever de todos protege-lo e zelar por estes recursos. Assim, a Educação Ambiental é um processo que instiga o ser humano a pensar na maneira ecologicamente correta de se viver, buscando uma construção de conhecimentos voltados para a conservação do meio ambiente. Ela visa despertar nos indivíduos este interesse de proteção, de forma a sensibilizá-lo, buscando garantir que todas as parcelas da sociedade, incluindo aquelas que vivem em condições vulneráveis, como crianças e adolescentes sob tutela e guarda do Estado, não sejam privadas de seus direitos e que assumam suas responsabilidades com o meio ambiente. Desta forma, este projeto visa promover a sensibilização ambiental de crianças e adolescentes abrigados em uma Casa de Acolhimento Institucional do município de Passo Fundo/RS, abordando diversas questões relevantes como, orientação sobre a correta disposição de resíduos sólidos e compostagem dos resíduos orgânicos nela produzidos, e elencando também questões como, consumo de água, energia, horta suspensa e, padrões de produção e consumo, todas dentro da temática ambiental. Foram construídas e conduzidas oficinas compatíveis com os participantes e os recursos disponíveis, com tarefas práticas e dinâmicas. Também foi elaborado um manual para orientar a condução das atividades, a fim de que elas possam ser utilizadas futuramente pelas demais casas de acolhimento e por outras instituições. Espera-se que este projeto seja um guia para a condução de ações similares a esta em outras casas não somente do município, mas de toda a região. Embasado nesta perspectiva, instiga-se a criança a pensar em seus atos desde o princípio, tornando-se assim, capaz de fazer de suas atitudes, ações transformadoras, independente de suas situações de vida e alcançar o que tanto se espera dos indivíduos, a sensibilização com o meio em que se vive.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Sensibilização. Casas de Acolhimento Institucional. Crianças e Adolescentes.
Trabalho executado com recursos do Edital nº 053/2015/Projeto de Extensão – fluxo contínuo 2016, da Pró-Reitoria de Extensão.