Portal de Eventos do IFRS, 5º Mostra de Extensão

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A rádio educativa como ação de extensão para divulgação do IFRS Campus Sertão
Michael Bombana, Élinton Wojeiechowsk, Tiago Juliano Ferreira, Felipe Batistella Alvares

Última alteração: 20-10-2016

Resumo


Esta ação extensionista consiste na continuidade das atividades realizadas em prol do projeto “A rádio educativa como ação de extensão para divulgação do IFRS Campus Sertão”, e tem como foco a produção radiofônica em caráter experimental. Este projeto se justifica pelo fato de que criar programas radiofônicos, seja um noticiário, uma radionovela, um rádio-documentário ou um programa musical, envolve ricos processos de aprendizagem, estimulando ações de criatividade e planejamento, e, deste modo, configurando-se como uma ferramenta que possibilita articular conhecimentos curriculares às práticas de interesse dos alunos, e também promover uma melhor comunicação no interior da comunidade acadêmica, bem como entre comunidades interna e externa. O projeto tem como objetivo principal estabelecer uma conexão entre o ambiente escolar e a comunidade, proporcionando ao estudante uma visão mais ampla de suas responsabilidades enquanto sujeito social, e criando um canal de trocas de experiências, provocando o desenvolvimento de potencialidades criativas e colaborativas entre os envolvidos. A metodologia de trabalho teve como ponto inicial a organização da rádio do ponto de vista estrutural, com a montagem dos equipamentos e os ajustes para que fosse possível a transmissão via internet. Logo após aconteceram as primeiras oficinas de produção radiofônica para os alunos, quando foram abordados assuntos sobre produção de conteúdo radiofônico, equipe de produção e manuseio dos equipamentos de gravação e edição de áudio. Seguindo, foi elaborada uma grade de programação e foram organizadas as equipes de produção de conteúdo e de gravação. Como resultado parcial, já foi possível realizar grande parte das atividades planejadas como: programas de música, divulgação de editais, programas de entretenimento como o “Coloninha Básica” e programas de entrevistas com professores da área técnica do campus, de outras instituições e com cidadãos da comunidade externa, a exemplo da entrevista realizada com o Cacique da comunidade indígena de Mato Preto. Também já foi possível iniciar a transmissão dos programas ainda que em caráter experimental de segunda-feira a quinta-feira das 19 horas até às 21 horas. Finalmente, o trabalho vem proporcionando integração entre os participantes do projeto e comunidade escolar, entre os alunos e os diferentes cursos e também com relações com a comunidade externa. As perspectivas de expansão do projeto estão diretamente ligadas ao potencial dessa mídia que extrapola o campo da comunicação e é perfeitamente aplicável à práticas pedagógicas promovendo aprendizagens de forma construtiva e coletiva.

Palavras-chave


Educação; Educomunicação; Web Rádio.

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