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Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
Gabriel Gubiani, André Luis Della Vecchia, Cintia Martins, Naiara Migon

Última alteração: 21-10-2016

Resumo


O projeto Ações Educativas Sobre Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Social no Município de Sertão é realizado nas dependências do campus Sertão e na escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes, situada no mesmo município; fazendo uso de murais para divulgação e atividades alusivas á inclusão social com o intuito de amadurecer o espírito inclusivo já presente em cada individuo, desencadeando o processo integratório de diversidade na sociedade. O principal objetivo da ação extensionista é proporcionar aos discentes uma melhor compreensão do que de fato é a inclusão social. As atividades são realizadas na Escola Bandeirantes e IFRS Campus Sertão e desenvolvido atividades voltadas à inclusão social. Bem como, atividade que exponha o dia-a-dia e a realidade vivida por deficientes, diálogos abertos com o esclarecimento de dúvidas relacionadas, brincadeiras inclusivas de modo que os alunos entendam a importância da inclusão desde as séries iniciais. Estes encontros são pré-definidos antecipadamente com a direção das escolas  de acordo com a disponibilidade do bolsista e dos alunos que participarão do encontro, geralmente sendo as sextas-feiras. Os bolsistas envolvidos dedicam uma porcentagem do tempo da bolsa para fazer pesquisas e aprofundamento em assuntos que serão tratados, além da confecção de materiais que serão utilizados durante o encontro. Também é realizada a confecção de com o pressuposto de aguçar seu conhecimento. Apresenta-se de uma forma geral nos murais informações que sejam interessantes ao leitor como curiosidades, dicas de filmes e livros, tipos de deficiência, fatores que as causam e a incidência desta na sociedade. O mural é recolocado semanalmente sempre às sextas-feiras à tarde e como as demais atividades também requerem momentos de pesquisas e estudos relacionados à inclusão social. De forma geral os murais servem como uma previa para os encontros realizados na instituição, servindo como um pré-contato com assuntos que serão discutidos posteriormente, pois na grande maioria das vezes os alunos estão totalmente despreparados ou até mesmo desconhecem as causas e as consequências das deficiências na qual retratamos. Os resultados são os melhores, pois é possível cumprir com os objetivos e ideias do projeto, como realizar atividades e ações educativas sobre a perspectiva da educação especial. O projeto é de extrema importância no cenário social atual, visto sua relevância para as pessoas com deficiência e para o público que carece de orientação quanto ao assunto, para que possamos proporcionar métodos e condições favoráveis para a inclusão nos espaços escolares.


Palavras-chave


Inclusão. Educação especial. Ações educativas.

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