Última alteração: 04-10-2017
Resumo
O Distrito de Engenheiro Luís Englert, local onde está situado o IFRS - Campus Sertão, situa-se na área rural, local que possui diversos ambientes/espaços públicos que ainda não foram o suficientemente apropriados por parte da comunidade enquanto um espaço de expressão artística/visual de ideias, pensamentos e visões de mundo. Um desses ambientes/espaços é a Escola Estadual Engenheiro Luís Englert.
Portanto, no ano de 2017 o projeto SERTENEARTE (extensão) objetivou promover a apropriação sócio-política por parte da comunidade escolar do espaço/ambiente externo da escola mediante a realização de uma oficina de intervenção artística que abordou a técnica do estêncil. A oficina foi ministrada junto aos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada envolveu três momentos: contextualização e apreciação estética de intervenções artísticas com a técnica do estêncil (conceito, breve histórico e principais artistas); produção dos estêncils (desenhos, transferências e corte dos estêncils para transformá-los em moldes vazados), bem como a sua aplicação em bancos de descanso, mesas, lixeiras e muros. As iconografias produzidas nos estêncils deram representatividade ao universo imaginário/cultural dos estudantes. Esses também tiveram a oportunidade de aplicar os estêncils que produziram em suas camisetas. Além da oficina, a equipe executora do projeto em colaboração com Fernanda de Oliveira (moradora da cidade de Sertão e representante da comunidade quilombola de Mormaça), contando também a participação da comunidade escolar, realizaram uma intervenção artística no corrimão que dá acesso ao prédio da escola. A intervenção artística foi realizada mediante a utilização de práticas artesanais, o crochê e tricô, é a tendência de interferir em espaços conhecida como “bombardeio de fios”. Foram realizados registros visuais das intervenções, bem como coletados depoimentos dos participantes do projeto. A difusão cultural do projeto deu-se através da nossa página no facebook (https://www.facebook.com/sertanearte/). As intervenções artísticas contribuíram para que a comunidade escolar adquirisse as ferramentas teórico-práticas necessárias a realização de intervenções artísticas que utilizam a técnica do estêncil, bem como percebessem possibilidades de se realizar intervenções utilizando-se de saberes artesanais que fazem parte da cultura da região. Saberes que levam mais aconchego, cor, que contribuem para a humanização desses espaços/ambientes. Ao longo do desenvolvimento do projeto, espaços/ambientes foram ressignificados, revitalizados, saberes foram construídos, compartilhados.