Tamanho da fonte:
Auxiliando o desenvolvimento de lógica em estudantes do ensino fundamental de uma escola do município de Sertão
Última alteração: 18-10-2017
Resumo
A Matemática no Ensino Fundamental é um fator de alta complexidade por parte dos alunos. Isso se deve ao fato do nível de aprendizagem na área ser de baixa qualidade e muitas vezes de pouco interesse. Pode ser mencionado também, que os estudantes com um raciocínio lógico um pouco mais apurado são mais hábeis do que os demais, causando assim, mais aptidão para os estudos da matemática. O papel da matemática é propiciar o desenrolar da lógica, a agilidade do pensamento e a capacidade de selecionar informações e fazer uso eficaz delas para o desenvolvimento coletivo e individual. Alguns softwares podem ser utilizados para auxiliar no processo de desenvolvimento do seu raciocínio coerente. Vale também ressaltar que o objetivo a ser expresso é de desenvolver o raciocínio lógico em crianças, utilizando-se jogos digitais, pois, este tipo de software apresenta uma atração elevada por parte desse público. Com este projeto é esperado desenvolver o raciocínio lógico de estudantes do ensino fundamental por meio de atividades que envolvam o uso de softwares e metodologias pedagógicas específicas, avaliando a compreensão da Matemática. O projeto trabalha com as escolas Estaduais de Ensino Fundamental Bandeirantes e Engº Luiz Englert situadas no Município de Sertão. O projeto conta com 4 bolsistas e 1 voluntário. Os bolsistas foram divididos em 2 grupos, na qual, um grupo se torna responsável pela escola Bandeirantes nas terças-feiras à tarde e outro grupo fica responsável pela escola Engº Luiz Englert nas quartas-feiras a tarde. Na escola Eng° Luiz Englert são atendidos um total de 45 alunos, sendo eles do 1° ao 6° ano. A escola conta também, com 1 laboratório composto por 8 máquinas utilizáveis. A metodologia adotada consiste na utilização de softwares e jogos educacionais focados em lógica. Durante a aplicação das atividades, são observadas questões como a agilidade na execução das tarefas e o grau de dificuldade que os alunos se encontram ao realizá-las. Como resultados alcançados, observou-se que a maioria dos estudantes atendidos apresentou maior agilidade de execução das tarefas e também, do uso das tecnologias, demonstrando que o raciocínio lógico está sendo estimulado. Como perspectivas futuras, espera-se que o projeto atinja mais escolas, visto que existe uma procura cada vez maior por parte de Municípios de nossa região que, ao conhecer o nosso projeto, nos procuram para levá-lo até eles.
Palavras-chave
Matemática; Lógica; Software.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.