Portal de Eventos do IFRS, 6º Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
Auxiliando o desenvolvimento de lógica em estudantes do ensino fundamental de escolas do município de Sertão
Luiz Gustavo Orso dos Santos, Cristian Doring Molon

Última alteração: 18-10-2017

Resumo


A Matemática no Ensino Fundamental é um fator de muitas reclamações por parte dos professores. Isso se deve ao fato dos alunos terem um nível de baixa aprendizagem na área. Pode ser mencionado também que os estudantes com um raciocínio lógico um pouco mais apurado são mais hábeis do que os demais causando mais aptidão para os estudos da matemática. O papel da matemática é propiciar o desenrolar da lógica, a rapidez do pensamento e a capacidade de selecionar informações e fazer uso eficaz delas para o desenvolvimento coletivo e individual. Alguns softwares podem ser utilizados para auxiliar no processo de desenvolvimento no seu raciocínio coerente. Vale também, ser expresso o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico em crianças, utilizando-se jogos digitais sendo que este tipo de software apresenta uma atração especial entre este público. Com este projeto o esperado é desenvolver o raciocínio lógico de estudantes do ensino fundamental por meio de atividades que envolvam o uso de softwares e metodologias pedagógicas específicas, avaliando o entendimento da Matemática. O projeto atende as escolas Estaduais de Ensino Fundamental Bandeirantes e Engº Luiz Englert situadas no Município de Sertão, sendo que na escola Bandeirantes, 65 alunos são atendidos pelo projeto no   laboratório de informática com 15 máquinas. A metodologia adotada consiste na utilização de softwares e jogos educacionais. Os bolsistas foram divididos em 2 grupos na qual um fica responsável pela escola Bandeirantes nas terças à tarde e outro com a escola Engº Luiz Englert nas quartas a tarde. Durante a aplicação das atividades, são observadas questões como a rapidez na execução e o grau de dificuldade das tarefas. Como resultados alcançados, observou-se que a maioria dos estudantes atendidos apresentou uma maior rapidez na execução das tarefas no decorrer do projeto demonstrando que o raciocínio lógico foi estimulado. Conclui-se, através dos objetivos alcançados, que o estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico, realmente leva a uma melhora no aprendizado da Matemática. Como perspectivas futuras, as próximas atividades previstas para serem desenvolvidas é tentar atender mais Escolas, visto que existe uma procura cada vez maior por parte de Municípios de nossa região que, ao conhecer o nosso projeto, nos procuram para levá-lo até eles.

Palavras-chave


Matemática; Lógica; Software; Scratch.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.