Portal de Eventos do IFRS, 1º Mostra de Ensino (PIBEN, PET, PIBID)

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A importância da escolha profissional e a docência
Alexandra Manto, Giovana Manto, Luciane Manto, Pablo Manto, Magda Simone Barboza, Leila de Almeida Castillo Iabel

Última alteração: 24-11-2016

Resumo


O trabalho possui um papel na comunidade que não se restringe ao ofício que o cidadão auferirá financeiramente para subsistência; mas sim, trata-se de uma opção de como o sujeito se inserirá e contribuirá ao meio social e qual o estilo de vida opta por ter. Cada vez mais precocemente, o indivíduo confronta com os desafios da escolha profissional, quer para cursos de nível médio (técnicos profissionalizantes) ou de nível superior (graduações). E para que esta escolha profissional aconteça se faz necessária a orientação profissional e para que isso ocorra o cidadão tem que conhecer-se e conhecer as profissões, a fim de que com base nessas informações e em suas preferências, aptidões, habilidades e competências realize a adequada e oportuna escolha da profissão a seguir. Com base nessa premissa, bem como se levando em consideração que a educação tem a responsabilidade de preparar e formar sujeitos reflexivos e críticos, a orientação para inserção do jovem ao mercado de trabalho encontra-se abarcada no processo de docência. Assim, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID) desenvolve um trabalho de escolha profissional com discentes das escolas da rede pública de ensino, situadas no município de Sertão (RS) e Erechim (RS), por meio do qual os discentes do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional realizam apresentação explicativa com o apoio de banners dos cursos técnicos e de graduação existentes nas instituições de ensino na região do município de Sertão (RS), numa distância de até 200km.  A exposição dos cursos de instituições de ensino público e privado da região esclarece a área de conhecimento envolvida, as diferenças nas modalidades e níveis ofertados, os requisitos de ingresso, o tempo de duração, o perfil do profissional e a possibilidade de atuação no mercado de trabalho dos cursos. A cada atividade desenvolvida, verifica-se o quão esclarecedor se torna aos jovens dos bancos escolares o conhecimento destas possibilidades profissionalizantes próximas as suas famílias e de que há uma vasta gama de profissões e qualificações que podem seguir dentro daquilo que se identificam, para realizar uma escolha consciente, tornando-se futuros profissionais independentes e motivados, assim, atingindo o objeto da docência de formação do ser integral, capaz de produzir a transformação na sociedade com seu projeto de vida.

Palavras-chave


Mercado de trabalho. Escolha. Profissão. Formação. Cursos.

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