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Monitoria de química para os cursos superiores do IFRS Campus Sertão
Wagner Escher

Última alteração: 24-11-2016

Resumo


Monitoria de química para os cursos superiores do IFRS Campus Sertão

 

 

Daniela da Silva1, Wagner Escher1, Márcia Siqueira1, Naiara Miotto1, Luciana Angelita Machado1*

 

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS, Brasil.

 

 

A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino médio e de maioria dos cursos superiores do IFRS – Campus Sertão. É notória a dificuldade de aprendizado dos alunos em relação a essa disciplina, sendo muitas vezes considerada por estes como uma das disciplinas mais difíceis. Com isso, observa-se uma demanda em implementar ações que venham a auxiliar esses estudantes na assimilação dos conteúdos abordados pelos docentes durante o decorrer das aulas. Nesse contexto a monitoria acadêmica surge como uma grande aliada, visando propiciar a interdisciplinaridade e unir teoria e prática durante as atividades desenvolvidas, auxiliando o docente, facilitando e maximizando o aprendizado dos alunos, despertando o interesse na importância da disciplina de química. O objetivo deste projeto de monitoria de química para os cursos superiores é contribuir para aperfeiçoamento e/ou aprimoramento na aprendizagem, através de uma relação interpessoal com os demais alunos estabelecendo uma maior integração e troca de experiências. Além disto, criar caminhos para o desenvolvimento de novas práticas e técnicas aplicáveis ao ensino superior que venham a contribuir para a melhoria do ensino como um todo. Durante a monitoria das disciplinas de Química Analítica e Química Geral e Orgânica trabalhou-se com uma metodologia facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, buscando sanar as dúvidas dos estudantes para que estes tivessem um melhor rendimento. O método de abordagem dos conteúdos das citadas disciplinas vem sendo baseada na resolução de exercícios, o que consiste em uma forma prática e acessível tanto para o monitor quanto para o aluno, tornando passíveis os objetivos do projeto. Conforme o andamento das atividades da monitoria observa-se que houve maior quantidade de alunos que frequentaram a monitoria de Química Analítica, enquanto que para a disciplina de Química Geral e Orgânica a procura foi menor. Diante disso, pode-se considerar que a monitoria vem sendo uma grande aliada, permitindo uma atenção especial para cada aluno. Acrescenta-se a isso, o fato da monitoria acadêmica também proporcionar ao monitor a vivência de situações que exigem uma maior responsabilidade, contribuindo com isso para sua formação profissional. Dessa maneira, há uma ajuda mútua entre as partes, quando experiências são compartilhadas e mediante a promoção da cooperação acadêmica. Destaca-se que os alunos que frequentaram a monitoria tiveram melhoria no seu rendimento e assim espera-se que as futuras atividades continuem proporcionando bons indicativos.

 

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Química Analítica. Química Geral e Orgânica.

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