Portal de Eventos do IFRS, 1º Mostra de Ensino (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
Monitoria de química para o curso técnico integrado ao ensino médio em agropecuária do IFRS Campus Sertão
Lucas Follmer Doehrings

Última alteração: 24-11-2016

Resumo


Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino médio e de maioria dos cursos superiores do IFRS – Campus Sertão. É notória a dificuldade de aprendizado dos discentes em relação a essa disciplina. Partindo do suposto de atender está questão, o Projeto de Ensino Monitoria de Química, o tema abordado é o preceito da química do ensino médio para discentes com dificuldades de aprendizagem. Com desígnio do ensinamento, buscando a aprendizagem dos conteúdos voltados a área da química. Os objetivos propostos têm como finalidade, ajudar os discentes, buscando analisar a dificuldade individual de cada um por meio de atividades elaboradas pelo monitor para os discentes. O monitor busca maneiras de melhorar o aprendizado dos alunos que não conseguem encontrar uma afinidade com o conteúdo abordado em aula. Durantes as atividades realizadas na monitoria, observa-se as dificuldades dos discentes e procura ajudá-lo a enfrentá-las. Ajudando-os em pontos específicos para melhorar o desempenho, facilitando o aprendizado fora da sala de aula. Ser um lugar onde o discente pode procurar apoio, expressando uma maneira diferente de ensino. Também visa auxiliar o planejamento de estudo do discente, quanto aos conteúdos de química e com isso fazer com que o mesmo consiga obter um bom aproveitamento durante o ano letivo. São realizadas diversas atividades nas monitorias, tais como, efetivação de exercícios, correção dos mesmos, atendimento individual retirando as dúvidas e exemplificando o conteúdo abordado em sala de aula. Pode-se afirmar acerca do trabalho realizado, que o aprendizado dos participantes esta se ampliando, discentes que participam das monitorias estão alcançando notas melhores, e estão conseguindo relacionar a matéria com seu cotidiano e conseguiram obter uma afinidade com o conteúdo, deixando de usar a expressão “eu não sei fazer”, empenhando-se para adquirir o máximo de aprendizagem. Portanto, este momento de monitoria é de suma importância para melhorar o desempenho escolar dos discentes.


Palavras-chave


Química. Aprendizagem. Discentes. Dificuldades

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.