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Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
Roberto Matias Vargas dos Santos, Milena Borges de Araujo, Vanessa Carla Neckel, Naiara Migon

Última alteração: 24-11-2016

Resumo


Este projeto foi desenvolvido pelo NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e desenvolve ações de implementação das políticas inclusivas, com intuito de disseminar na instituição práticas de inclusão, educação para a convivência, aceitação da diversidade, por meio da quebra de barreiras educacionais, atitudinais e arquitetônicas. as pessoas com necessidades específicas são todas aquelas pessoas que necessitam de políticas de inclusão, nos diversos campos da sociedade, podendo destacar as pessoas superdotadas, deficientes físicos permanentes, como aqueles com deficiência auditiva, visual, mental, deficientes físicos temporários, como vítimas de acidentes, entre outros. Com isso, esse projeto tem como objetivo: realizar ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social no intuito de interação e produção de conhecimento a cerca da educação especial. Justifica-se a importância deste projeto, pois está diretamente relacionada com a necessidade de realizar um trabalho para um público diferenciado, que carecem de alguns procedimentos direcionados para atender suas necessidades educacionais específicas, cuja finalidade diz respeito a melhorias no atendimento. Acreditamos que a inclusão começa com a proximidade do outro, conhecendo sua realidade, suas capacidades e habilidades e oferecendo a oportunidade de desenvolvê-las no decorrer do ano. Assim são realizadas atividades que visam a reflexão para a importância da inclusão e o respeito às diferenças, com isso conclui-se que com o NAPNE com atividades e ação pode contribuir com a inclusão de pessoas com deficiências na sociedade com maior facilidade e quebrar alguns paradigmas. Em relação a isto, temos a pretensão de contribuir para um mundo melhor e igualitário para todas as pessoas. O referido projeto encontra-se em andamento e foram realizadas atividades de murais nos corredores do campus com ênfase aos tipos de deficiência, confecções de material pedagógico a ser utilizado nas atividades com os estudantes e servidores. As atividade que estão sendo realizadas e serão propostas por este projeto, tem o intuito de promover a difusão de informações, ideias, conceitos, história, entre outras, de forma construtiva e dialógica com alunos e professores, para que possamos contribuir com a cultura de respeito à diversidade em nosso sistema educacional, com atitudes que visam à inclusão social e educacional.

Palavras-chave


Ações educativas. Inclusão social. Educação especial.

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