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Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
Diogo Souza Silva

Última alteração: 23-11-2016

Resumo


A inclusão é o foco central desde projeto, a vida em sociedade, os direitos e a igualdade, pois está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (ONU), pessoas com deficiência são aquelas que tem impedimentos, ou sejam, barreiras físicas, intelectuais ou sensoriais, podem obstruir sua participação na sociedade. Segundo a estimativa dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência, nisto incluindo-se as deficiências mentais, visuais, físicas e outras. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) vem desenvolvendo ações e atividades sobre educação especial no âmbito da inclusão social, no IFRS - Campus Sertão, visando a inclusão social e educacional. Com isso, esse projeto tem como objetivo: realizar ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social no intuito de interação e produção de conhecimento a cerca da educação especial.Justifica-se a importância deste projeto, pois está diretamente relacionada com a necessidade de realizar um trabalho para um público diferenciado, que carecem de alguns procedimentos direcionados para atender suas necessidades educacionais específicas, cuja finalidade diz respeito a melhorias no atendimento.Tem-se a urgência necessidade em atender esse público diferenciado que necessita de olhares mais cuidadosos e atentos, por isso o trabalho interligado do NAPNE com outras escolas para trocar experiências e estudar maneiras de atender esse público irá contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, professores e alunos terão maiores informações e conhecimentos acerca do assunto. O referido projeto encontra-se em andamento e foram realizadas as seguintes atividades: murais nos corredores do campus com ênfase aos tipos de deficiência, confecções de material pedagógico a ser utilizado nas atividades com os estudantes e servidores. As atividade que estão sendo realizadas e serão propostas por este projeto, tem o intuito de promover a difusão de informações, ideias, conceitos, história, entre outras, de forma construtiva e dialógica com alunos e professores, para que possamos contribuir com a cultura de respeito à diversidade em nosso sistema educacional, com atitudes que visam à inclusão social e educacional.

Palavras-chave


Ações educativas. Inclusão social. Educação especial

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