Portal de Eventos do IFRS, 1º Mostra de Ensino (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
Acompanhamento pedagógico aos estudantes indígenas e afro-brasileiros do IFRS – Campus Sertão
JULIA LAZZARI, GEICIELE MARTINS

Última alteração: 29-09-2016

Resumo


A finalidade do presente texto é apresentar o Projeto de Ensino “Acompanhamento Pedagógico aos Estudantes Indígenas e Afro-Brasileiros do IFRS – Campus Sertão”. O projeto tem, como referencial teórico, autores das teorias críticas da educação, autores indígenas e indigenistas que abordam a temática e dissertações e teses sobre o acesso e a permanência dos indígenas no Ensino Superior. Esse projeto de ensino está inserido no conjunto das ações do NEABI, buscando estabelecer um processo dialógico, participativo e colaborativo. A adesão a qualquer ação do projeto é voluntária. O objetivo geral do projeto é colaborar na permanência e na futura conclusão com êxito acadêmico dos estudantes indígenas, tendo como objetivos específicos: a) Acolher e orientar sobre a estrutura organizativa do Instituto e as atividades inerentes à vida acadêmica; b) Desenvolver ações de apoio acadêmico, sob a forma de tutoria; c) Oportunizar momentos formativos a fim de aprofundar e qualificar a formação político e social e em educação em direitos humanos. Atualmente integram o projeto nove bolsistas de ensino, destes três desempenham atividades diversas relacionadas aos objetivos específicos a e c, os outros cinco integrantes exercem a função de tutores discentes, relacionado ao objetivo específico b. O projeto prevê encontros semanais de tutoria pedagógica, onde bolsistas e estudantes se encontram para aulas de reforço escolar e em alguns casos auxílio na organização das atividades escolares. Entre os resultados parciais do projeto, cita-se: a) o envolvimento entre os bolsistas de ensino (discentes tutores) com os estudantes indígenas; b) devido a desistências de estudantes indígenas, alguns bolsistas estão ministrado aulas de reforço para todos os estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que queiram tal apoio escolar; c) os estudantes indígenas que participam do projeto o avaliam como necessário, visto que é mais um apoio escolar para que consigam obter êxito acadêmico. Por fim, compreende-se que as ações realizadas no projeto deveriam integrar um programa institucional com a finalidade de auxiliar os estudantes do Campus Sertão nas dificuldades que apresentam no processo de ensino-aprendizagem, onde os próprios estudantes são os protagonistas do processo.

Palavras-chave


Ações afirmativas, acompanhamento escolar, interculturalidade.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.