Portal de Eventos do IFRS, 7º Mostra de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação

Tamanho da fonte: 
Grupo de Verbalização e Observação: prática na disciplina de Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas do IFRS-Campus Sertão
Daniela Hoffmann, Márcio Luis Vieira, Ana Sara Castaman

Última alteração: 28-09-2017

Resumo


Atualmente o tema estratégias pedagógicas para o processo de ensino e de aprendizagem tem sido alvo de discussões nos eventos e pesquisas na área educacional. Esta preocupação justifica-se visto ao aprimoramento das ferramentas para mediar à construção do conhecimento em sala de aula.Neste sentido, espera-se que os docentes conheçam as inúmeras estratégias pedagógicas para que o docente eleja a mais adequada, de modo que elas possam servir de apoio neste processo educacional.Assim, esta pesquisa apresenta considerações acerca da construção do conhecimento, por meio do uso da técnica de ensino denominada de “Grupo de Verbalização e Observação” (GVGO), na disciplina de Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas, no curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. A metodologia remete a um estudo de caso com abordagem bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário disponibilizado on-line com 13 perguntas fechadas (dicotômicas e de múltipla escolha). A população correspondeu a 43 estudantes matriculados na referida disciplina (de 44 totais). Os dados foram tratados de forma qualitativa, de modo a promover melhor entendimento dos resultados facilitando a análise e interpretação dos dados. Verifica-se que apenas 18,60% dos estudantes já tinham ouvido falar sobre a técnica, portanto, esta evidência indica que o tema não fazia parte de alguma experiência e/ou vivência para a maioria dos estudantes. De acordo com dados verificados, 83,72% dos estudantes entenderam que a experiência em sala de aula foi interessante e 67,44% declararam que a mesma teve um desenvolvimento adequado. Dos alunos participantes 69,77% afirmaram que o uso do GVGO ajudou na atividade de raciocínio, 74,42% concordaram que o GVGO pode ser uma ferramenta que facilita ao aprendizado e 79,07% acreditam que o uso da técnica ajudou na incorporação do conhecimento. Entende-se assim que o uso do GVGO permitiu que a aula fosse mais atrativa e interessante. Os resultados indicaram que o GVGO se constituiu como uma estratégia pedagógica que melhorou a construção do conhecimento em sala de aula, mas apesar dos apontamentos positivos em relação à ação, conhecemos os desafios teórico-prático relacionados a esta estratégia pedagógica e se propõe o uso em mais disciplinas do curso para a coleta de dados mais consistentes.

Palavras-chave


Estratégia pedagógica; Grupo de verbalização e observação; Conhecimento; Raciocínio.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.