Última alteração: 01-10-2017
Resumo
O projeto de ensino Rádio Conexão iniciou suas atividades no ano de 2015, no início era um projeto em fase experimental, hoje deixou de ser esse tipo de caráter, tornando-se uma web rádio com uma programação de 17 horas diárias. Esse projeto se justifica pelo fato de ser uma atividade extracurricular que tem como intuito criar programas radiofônicos de diferentes gêneros como noticiários, programas de curiosidades, programas de música, estabelecer uma melhor comunicação entre a comunidade acadêmica, criando um canal de trocas de experiências, provocando o desenvolvimento de potencialidades entre os envolvidos. Neste ano, a metodologia de trabalho funcionou da seguinte maneira: foi construído uma estrutura mais adequada do que tínhamos no ano anterior, contando com uma cabine de gravação, uma sala técnica de edição de áudio e com a utilização de softwares livres com mais recursos, melhorando a qualidade sonora dos programas gravados. Seguindo, foi elaborada uma grade de programação e foram organizadas as equipes de produção de conteúdo e de gravação. Neste ano o projeto conseguiu concessão do ECAD, o que nos possibilitou obter direito autoral das músicas tocadas rádio, com isso, como resultado parcial, já foi possível realizar uma grande parte das atividades planejadas como: programas de música, programas em parceria com alunos de diversos cursos do Campus, programas informativos, programa voltado à cultura gaúcha e programas em parceria com professores e servidores do Instituto. Também já foi possível iniciar a transmissão dos programas através do software livre Airtime, o qual a programação é transmitida diariamente, diferentemente do ano anterior, no qual a rádio transmitia seus programas de segunda-feira a quinta-feira das 19 horas até às 21 horas. Finalmente, o trabalho vem proporcionando integração entre os participantes do projeto e comunidade escolar, entre os alunos e os diferentes cursos. As perspectivas de expansão do projeto estão diretamente ligadas ao potencial dessa mídia que extrapola o campo da comunicação e é perfeitamente aplicável à práticas pedagógicas promovendo aprendizagens de forma construtiva e coletiva, tornando os participantes do projetos cada vez mais proativos e sabendo reagir em diferentes situações que os cercam.