Última alteração: 01-10-2017
Resumo
O projeto de ensino - Proeja - aprendendo, produzindo e comercializando, oportuniza aos alunos dessa modalidade de ensino vivenciarem atividades práticas, que possibilitem, além da aprendizagem, a produção e a comercialização de produtos. Os discentes desse curso, por estarem acima da faixa etária dos dezoito anos, são trabalhadores e possuem, assim, uma vivência que precisa ser levada em consideração e valorizada no processo de ensino-aprendizagem. Como uma alternativa de diversificar o processo de aprendizagem surgiu este projeto, que tenta associar atividades práticas ao desenvolvimento das aulas e ao eixo tecnológico profissionalizante, que é o comércio. Essas atividades incentivam os alunos a desenvolverem a criatividade, a terem iniciativas, a resolverem situações inusitadas e desenvolverem o espírito de empreendedorismo. É uma forma de mostrar outra abordagem metodológica dos conteúdos. As oficinas/ atividades têm os seguintes objetivos: proporcionar o desenvolvimento pessoal e da cidadania através de palestras e oficinas; desenvolver alguns produtos a partir dos conteúdos do ensino médio; pesquisar alternativas viáveis de comercialização; participar de atividades práticas voltadas ao eixo tecnológico do curso, que é o comércio; oportunizar e vivenciar atividades práticas como forma de elaborar, associar e reforçar conteúdos estudados, desenvolver a criatividade, a iniciativa individual, a autonomia e a cooperação em grupo, valorizando o curso no qual estão inseridos, tornando-o mais atraente. Utilizou-se a seguinte metodologia: as oficinas são desenvolvidas à noite, em alternados dias da semana, para que os alunos do curso possam participar, juntamente com seus professores. Os bolsistas, que cumprem horário à tarde, são os encarregados da organização das atividades e oficinas. Há oficinas/ atividades de formação pessoal e cidadã como: orientação profissional, DST, drogas lícitas e ilícitas; de elaboração e produção de alguns itens como: Química - produzir sabão e sabonete, fazer hambúrguer na agroindústria, desenvolver a técnica do stencil aplicado à estamparia; e de comercialização como: Brechó, venda de lanches para a comunidade escolar. Destacaram-se, como muito produtivas e uma ótima atuação dos bolsistas, as atividades de comercialização do brechó e da venda de cachorros-quentes. Nas demais atividades desenvolvidas houve uma boa participação dos demais estudantes. As atividades/oficinas realizadas, além de motivar mais alguns alunos, deram uma maior visibilidade ao curso do Proeja.