Portal de Eventos do IFRS, 2º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
Monitoria acadêmica: uma possibilidade de construir estratégias para a aprendizagem
Maurício Guadagnin Dall’Agnol, Tiago Gusberti Cortelini, Elaine Pires Salomão

Última alteração: 01-10-2017

Resumo


O presente resumo tem por objetivo proporcionar um melhor entendimento por parte de toda a comunidade sobre o Programa Monitoria acadêmica e grupo de estudos: inter-relação entre prática e teoria no trabalho pedagógico". A finalidade do programa é constituir espaços de estudo sobre a práxis educativa do IFRS – Campus Sertão, tendo a monitoria acadêmica como uma ação que auxilia os estudantes no processo de aprendizagem e na permanência e êxito acadêmico, mas também como fonte e um canal para a problematização do trabalho pedagógico e da formação docente. Atualmente o programa conta com quatro bolsitas, todos eles estudantes na instituição.  Após alguns meses do início do programa, nota-se uma significativa melhora dos estudantes monitorados em alguns componentes curriculares que os mesmos possuíam maiores dificuldades. Este programa iniciou com olhares e ações voltadas aos estudantes indígenas, que estavam apresentado dificuldades significativas para acompanhar os conteúdos ministrados em aula. Afim de sanar a necessidade desse grupo de pessoas procurou-se encontrar uma estratégia para contribuir com uma melhor articulação dos mesmos dentro dos conteúdos programados da ementa escolar e fazer com que os mesmos tenham uma motivação a mais para permanecer na instituição e alcançar os objetivos no final do ano letivo. Ao proporcionar o acompanhamento pedagógico, (aulas de reforço escolar e conversas com intuitos pedagógicos) apresenta-se uma alternativa a mais para eles se sentirem mais familiarizados com as aulas e componentes curriculares. A Monitoria Acadêmica também constitui-se numa ferramenta a mais na busca pelo tão sonhado diploma no fim do seu respectivo curso. Como resultado parcial, notamos uma boa aceitação do programa, uma vez que esse programa foi estendido para outros grupos fora dos indígenas, como por exemplo, adesão ao programa por parte de alguns professores que indicam estudantes com dificuldades de aprendizagem ou de organização nos momentos de estudos dos componentes curriculares ministrados por eles, sendo uma alternativa a mais para esses estudantes buscarem o aprendizado.


Palavras-chave


Monitoria acadêmica; Acompanhamento pedagógico; Grupo de estudos.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.