Portal de Eventos do IFRS, 2º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática
Luis Felipe Baranzelli, Lorenzo Peruzolo, Fabiane E. Morandini Miotto

Última alteração: 01-10-2017

Resumo


O projeto monitoria de Matemática foi desenvolvido para auxiliar os estudantes do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Possui como objetivo a aprendizagem e o entendimento dos conteúdos trabalhados, além de realizar exercícios para aprimorar as habilidades de cada um. Tendo em vista que vários alunos possuem grandes dificuldades, busca-se através do projeto, instrumentalizar estes alunos,  sanando suas dúvidas, para que posam obter sucesso tanto na disciplina de Matemática como nas demais disciplinas do curso. O projeto não beneficia somente o estudante, mas também, beneficia o bolsista, que por sua vez tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e realizar exercício de liderança. Durante o projeto, são trabalhados conteúdos vistos em aula e os conteúdos de anos anteriores em que os participantes possuem dificuldades. A monitoria acontece em horário fixo em um dia da semana, das 18h às 22h e também envolve auxílio fora deste horário, tirando pequenas dúvidas, sempre que necessário. O coordenador do projeto e os bolsistas, reúnem-se mensalmente par discutir o andamento do projeto, onde discute-se sobre a aprendizagem dos estudantes e pensa-se ideias novas. Até o momento, apesar da procura dos alunos ser menor do que a esperada, observa- se melhoria no desempenho dos alunos que frequentam, com melhora na interpretação dos exercícios, maior facilidade no entendimento dos conteúdos, e com isso percebe-se evoluções constantes dos alunos nas diferentes disciplinas. Desta forma, este trabalho é muito importante, pois auxilia em conteúdos importantes para a formação dos discentes, fazendo com que estes tenham mais facilidade de exercer suas profissões e habilidades.


Palavras-chave


Matemática; Monitoria; Aprendizagem; Compreensão.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.