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O programa de monitoria no IFRS Campus Sertão e as possibilidades de ampliação dos espaços de discussão e problematização das práticas pedagógicas
Última alteração: 01-10-2017
Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) percebe a educação como um processo capaz de contribuir para o desenvolvimento pleno do sujeito, proporcionando uma atuação em movimentos de transformação social. Neste sentido, a criação de espaços educativos pode ampliar as possibilidades de rompimento com a passividade frente as realidades. Nesta perspectiva de construção, o Programa Monitoria acadêmica e grupo de estudos objetiva constituir espaços de análises da práxis educativa do IFRS – Campus Sertão, tendo a monitoria acadêmica como uma ação que visa, além de auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, permanência e êxito acadêmico, servir como fonte e canal para a problematização do trabalho pedagógico e da formação docente. Para tanto, o Programa, além de se sustentar na monitoria acadêmica, vem ampliando suas atividades por meio de grupos de estudos, diálogos sobre a vida acadêmica, acompanhamento pedagógico individual e investigação pedagógica. As monitorias são encontros semanais, com 60 minutos de duração, onde são trabalhadas dificuldades dos estudantes nos componentes curriculares. Conta com 4 monitores, sendo dois da Pós-Graduação, um do ensino superior e um do ensino médio integrado, que atendem 7 estudantes, de cursos superior e ensino médio integrado do Campus Sertão. O grupo de estudos possui encontros mensais, com duração de 90 minutos, onde são trabalhados textos previamente definidos pelo grupo, com a participação de professores e estudantes, com vistas a discussões que envolvam as práticas de ensino e aprendizagem. Os diálogos sobre a vida acadêmica são espaços de debate, mediados por um monitor, direcionados para estudantes do segundo semestre dos cursos de graduação. Os encontros ocorrem em horário de aula, com duração de 50 minutos, onde são trabalhadas temáticas relativas ao início da vida acadêmica. O acompanhamento pedagógico individual ocorre concomitante aos espaços de monitoria acadêmica, onde são trabalhados aspectos para a organização de estudos e autoavaliação do aprendizado. A investigação pedagógica, decorrente do acompanhamento pedagógico, é um espaço onde os monitores, em parceria com a coordenação do programa, desenvolvem estratégias de ensino/aprendizagem, fundamentadas na compreensão dos comportamentos e dificuldades dos estudantes atendidos. Considerando a importância de espaços de escuta e diálogo para a constituição humana, os processos educacionais desenvolvidos pelo Programa de Monitoria e grupo de estudos tem gerado resultados positivos na aprendizagem de estudantes e apresentado avanços no envolvimento e participação em questões que se referem a problematização do trabalho pedagógico e início da vida acadêmica.
Palavras-chave
Monitoria acadêmica; Grupo de estudos; Aprendizagem colaborativa.
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