Última alteração: 01-10-2017
Resumo
A educação é um instrumento de transformação social. Para tanto entende-se que um dos meios de viabilizar este processo ocorre pelo uso de materiais didático-pedagógicos por parte dos docentes em suas práticas pedagógicas. A utilização do material didático-pedagógico pode permitir o estabelecimento de um canal de comunicação e interação permanente com os estudantes, estimulando a reflexão acerca do processo de ensino e de aprendizagem em suas diversas interfaces, além de facilitar a conscientização dos estudantes enquanto sujeitos partícipes. Estas ações possibilitam que o estudante construa sua aprendizagem de forma criativa. Diante desta justificativa, este trabalho propõe problematizar sobre o uso do material didático-pedagógico por docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão nos processos de ensino e de aprendizagem. A discussão dar-se-á a partir do estudo da implementação de um projeto de ensino no referido campus acerca das estratégias de ensino e do aporte oferecido aos docentes, no intuito de promover aulas mais dinâmicas e atrativas aos estudantes. O projeto intitulado “Produção de material didático-pedagógico de apoio ao docente” contribui para as diferentes formas de ensinar, já que a partir da demanda do docente, confecciona-se materiais, sugere-se estratégias de ensino e orienta-se o professor na condução de suas aulas. A divulgação do projeto é realizada por meio de e-mail aos professores, no qual se encaminha sugestões de estratégias de ensino. Após contato inicial do docente com as bolsistas são realizados agendamentos para atendimento destas demandas, assim faz-se um planejamento em conjunto das atividades a serem desenvolvidas. Cabe destacar que o projeto foi criado no ano de 2015 e, a partir de suas ações, proporciona aos docentes possibilidades de inovar suas práticas pedagógicas, com o viés voltado à transformação no processo de ensino e de aprendizagem.