Portal de Eventos do IFRS, 2º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
Retomando saberes matemáticos do Ensino Fundamental
Dieferson Frandaloso, Fabiane Eloisa Morandini Miotto

Última alteração: 01-10-2017

Resumo


Este projeto de ensino enseja que os alunos do 9° ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari, do município de Estação, revejam e revisem os conteúdos da disciplina de matemática vistos durante o ensino fundamental. Por se tratar de um município que fica próximo ao IFRS – Campus Sertão, muitos alunos da escola pretendem ingressar no ano seguinte em algum dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS – Campus Sertão. Muitos estudantes, em anos anteriores, tinham desejo de serem aprovados no processo seletivo do instituto, porém muitas vezes, por falta de preparo, acabavam não conseguindo alcançar este objetivo. Diante disto, é de extrema importância, fazer com que estes alunos tenham a oportunidade de adquirir os conhecimentos matemáticos necessários, para poderem ser aprovados no processo seletivo. Se estes alunos forem aprovados, terão maior facilidade de entender a matemática, e vão conseguir ter um bom desempenho durante o curso que desejarem fazer. O objetivo do projeto é fazer com que os estudantes adquiram maior habilidade com a matemática, possibilitando assim melhor compreensão da matéria e também podendo sanar dúvidas recorrentes. Ainda espera-se que eles desenvolvam a capacidade de resolver cálculos mentais, ter mais concentração, raciocínio lógico, criatividade e iniciativa própria. O projeto é executado nas dependências da escola Emílio Tagliari. Os alunos participantes foram convidados pelos seus professores, e se disponibilizaram a participar do projeto. O principal interesse destes alunos é, além de se preparar para o processo seletivo, tirar dúvidas sobre os conteúdos de matemática que estão vendo no momento, assim podendo ter um melhor desempenho nas provas da disciplina. Os encontros são realizados em turno inverso ao período de aula dos alunos. São trabalhados além dos conteúdos que eles estão vendo no momento, os principais tópicos da matéria vistos durante o ensino fundamental. Como resultados parciais foi nítida a melhoria no desempenho nas provas da disciplina bem como nas aulas da mesma, após o início do projeto. Também percebeu-se que os alunos passaram a ter um maior interesse com a matemática. É importante que os alunos do ensino fundamental tenham estas oportunidades de rever os conteúdos vistos durante as aulas, e possam assim adquirir novos conhecimentos, entender melhor a matéria e sanar possíveis dúvidas.


Palavras-chave


Ensino fundamental; Matemática; Aprendizagem; Revisão.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.