Portal de Eventos do IFRS, 2º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
Literatura associada ao cinema
Pamela Erica Stieven, Dannuza Labanca Brandão Visintainer, Gabriel Ferreira Roman

Última alteração: 03-10-2017

Resumo


O projeto se utilizava da metodologia expositiva contextualizada em sala de aula, da época e aspectos das escolas literárias dos filmes que eram exibidos à noite. Os objetivos gerais e específicos do projeto era de oportunizar à comunidade acadêmica ao acesso à arte do cinema como forma de ilustrar clássicos literários transformados em filmes, também a audiência de filmes relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula, despertando o interesse dos alunos pelos conteúdos relacionados à Literatura, associando teoria com características de contextos literários e históricos aos filmes, para proporcionar atividades linguísticas e culturais com tecnologias e recursos audiovisuais dos conteúdos literários. Os alunos obtinham a teoria em sala de aula e nem sempre havia tempo para assistir aos filmes, assim, o projeto oportunizou que assistissem á noite. Eu, Pamela, atuando como bolsista, tinha a responsabilidade de executar a exibição dos filmes aos alunos, monitorando todo o filme de início ao fim, fazendo anotações dos nomes de cada aluno que fazia se presente. Organizava a sala no início e logo após o término do filme, com a responsabilidade da chave e demais matérias necessários para devolução no local adequado. A divulgação de horário, de qual filme seria e do local, era divulgado nos grupos das turmas dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, por mim. Já quem tinha a função de download e de editar cada um dos filmes, com a responsabilidade de me entregar o filme para execução, sempre um dia antes, era o bolsista Gabriel. Depois dessa experiência de quase um ano, percebo que, como o projeto relacionava-se com sala de aula, tinha ótimo funcionamento. Os alunos e nos bolsistas, reforçávamos os conteúdos assistindo, e como a coordenadora Dannuza comparecia aos filmes, no final ela nos esclarecia certas duvidas que surgiram ao longo do filme. Então quem comparecia aos filmes tinha um conhecimento mais profundo sobre os assuntos propostos, ficando a um passo a frente dos demais colegas. Por meio desta experiência de grande valia para mim como aluna, viso que constata-se  êxito em grande parte dos resultados, pois nós bolsistas e alunos, tivemos muito mais interesse pela literatura tanto por meio de livros ou dos filmes propostos, mais interesse nas características de contextos históricos discutidos em sala de aula, melhor compreensão da literatura, além de um lazer e entretenimento gerados a cada sessão assistida.


Palavras-chave


Literatura; Cinema; Entretenimento

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.