Última alteração: 01-10-2017
Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, localizado em Engenheiro Luís Englert, distrito do município de Sertão, possui diversos ambientes/espaços que ainda não foram o suficientemente apropriados por parte da comunidade acadêmica enquanto um espaço de expressão artística/visual de ideias, pensamentos e visões de mundo. O projeto "SERTENEARTE" (ensino) objetivou promover a apropriação sócio-política por parte da comunidade acadêmica desses espaços/ambientes mediante a realização de oficinas de intervenção artística. A metodologia utilizada envolveu três momentos: contextualização e apreciação estética de intervenções artísticas com a técnica do estêncil (conceito, breve histórico e principais artistas) e a produção de estêncil produção dos estêncils (desenhos, transferências e corte dos estêncils para transformá-los em moldes vazados), bem como a sua aplicação na fachada do prédio do Setor de Cultura e Artes do IFRS - Campus Sertão e em uma sala de aula da instituição (friso decorativo). As oficinas "Friso decorativo” e "Nosso Setor de Cultura e Artes, nossas identidades” foram realizadas concomitantemente a disciplina de Artes. A primeira junto aos estudantes no primeiro módulo do Curso Técnico em Comércio - Modalidade Proeja e a segunda na primeira série do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Também foram realizadas customizações das placas de sinalização para identificar o Setor de Cultura e Artes, assim como as salas que compõem esse setor. Essas foram realizadas mediante a utilização da técnica de colagem, desenho. Tanto as intervenções realizadas nas oficinas, quanto a customização das placas tiveram a colaboração da equipe SERTANEARTE (extensão). Foram realizados registros visuais das intervenções, bem como coletados depoimentos dos participantes do projeto. A difusão cultural do projeto deu-se através da nossa página no facebook (https://www.facebook.com/sertanearte/). As oficinas contribuíram para que os estudantes adquirissem as ferramentas teórico/práticas necessárias para a realização de intervenções artísticas que possibilitaram mudanças nos espaços/ambientes do IFRS – Campus Sertão, vindo a conferir-lhes novos usos, funções e vida. Ao longo do desenvolvimento do projeto, espaços/ambientes foram ressignificados, revitalizados, saberes foram construídos, compartilhados.