Tamanho da fonte:
Projeto de Metodologias de ensino e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem
Última alteração: 28-09-2017
Resumo
A capacitação contínua dos professores constitui-se como um importante meio destes retomarem e/ou aprenderem novos procedimentos metodológicos de ensino e técnicas de atividades pedagógicas que auxiliem os estudantes na assimilação do conhecimento trabalhado em sala de aula. O projeto de ensino apresentado articula-se com o compromisso de possibilitar propostas educativas articuladas com a necessidade e contextualização da realidade local do campus Sertão. Com esse propósito, o projeto intitulado “metodologias de ensino: como a criatividade pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem” justifica-se, tendo como objetivos: oferecer aos docentes do campus embasamentos práticos sobre atividades didáticas que auxiliem no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes, viabilizando assim, redimensionarem as propostas que desenvolvem, incluindo em suas aulas atividades pedagógicas que possibilitem a assimilação, fixação, atenção e concentração dos estudantes frente o conteúdo trabalhado, não ficando o professor preso apenas na aula expositiva, ou seja, somente na apresentação de slides. A metodologia pensada para o projeto partiu do princípio de uma pedagogia histórico-crítica com pressuposto dialético, onde a prática pedagógica propõe uma interação entre conteúdo e realidade concreta (ação-compreensão-ação). O projeto ainda está em andamento, duas oficinas (de três) foram realizadas no primeiro semestre deste ano, nas dependências do campus, ministradas pela professora orientadora do projeto, com o auxilio da estudante bolsista. Vinte e cinco professores, das diferentes áreas do conhecimento participaram de cada oficina, a ideia é que não ocorra repetição de participantes. Até o momento foram desenvolvidas atividades que possibilitam aos estudantes solucionar situações desafiadoras e reflexivas remetendo ao domínio de informações e conteúdos apreendidos organizando-se de forma contextual; fixar informações, transformando textos em contextos e explorando a capacidade de deduzir, analisar, comparar e sintetizar; sendo estas: puxa conversa, telefone imaginário, autódromo; jogando com palavras e pensamentos; mapa conceitual; jogo de perguntas e respostas. A experiência desenvolvida configura-se em um processo mediador e dialógico, pois favorece a oportunidade de (re)formulação de conceitos, posturas e soluções diante da realidade que se apresenta no cotidiano da sala de aula. Configura-se na possibilidade de reflexão de que a ação docente precisa perpassar pelo âmbito de compartilhar conhecimentos, mas também auxiliar o processo de aprendizagem através do uso de atividades que auxiliem a prática da docência.
Palavras-chave
Aprendizagem; Ensino; Práticas; Docência;
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.