Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Pós-graduação

Tamanho da fonte: 
A contribuição das tecnologias da informação e comunicação - TICs na educação contemporânea brasileira para o desenvolvimento da cidadania
Bruna Santos

Última alteração: 30-11-2018

Resumo


O presente trabalho apresenta uma pesquisa a respeito das possíveis contribuições do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs na educação, para o desenvolvimento de uma cidadania democrática. Este realiza-se através de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, tendo como objetivo encontrar informações capazes de permitir tais apontamentos. Foram utilizados autores como Marc Prensky, Cíntia Inês Boll e Liane Margarida Rockenbach Tarouco, pesquisadores preocupados especialmente com a temática informática na educação. Mas também autores como Pedro Demo e José Murilo de Carvalho quanto a especificidade do tema cidadania, o primeiro autor possui vasta bibliografia em que cidadania e educação aparecem de forma vinculadas. Por meio deste texto, pretende-se demonstrar a relação intrínseca entre educação, cidadania e tecnologia e quais os possíveis benefícios oriundos desse modelo. Além de, objetivar o pensar sobre como esses recursos podem ter elevado os níveis de conhecimento adquirido pelos discentes, para que estes possam ter uma educação de qualidade na sociedade contemporânea. Porém, pelo prisma de que isoladamente cada um dos termos, não sustenta os outros de forma automática, mas, por acreditar na função social de uma educação de qualidade, que pode ser alcançada com a inclusão digital, capaz de dar embasamento ao exercício da cidadania em seus conceitos mais amplos, almejando uma mudança significativa da realidade social. Quanto aos resultados, estes encontram-se em fase inicial, pois ainda necessitam ser aprofundados e esquematizados, mas é possível afirmar que trata-se de tema pertinente, por possuir limitada produção acadêmica que engloba os três temas centrais desse estudo, conjuntamente. Em contraponto, é possível afirmar que, indiscutivelmente, uma perspectiva educativa que preze pela interdisciplinaridade e pelo trato transversal entre cidadania, educação e tecnologia traz contribuições significativas para a formação humana de todos os envolvidos no ambiente educacional (professores, alunos, agentes administrativos, gestores, familiares e sociedade civil).


Palavras-chave


Educação; Cidadania; Tecnologias da Informação e Comunicação.

Texto completo: PDF