Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Projeto de um Triciclo Elétrico de Carga
Filipe Pereira Mello, Henrique Linhati bitencourt, Bruno Conti Franco, Juliano Elesbão Rathke

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


A busca por meios alternativos de transporte é influenciada pela crescente preocupação com aquecimento global, o que impulsiona transportes com energia limpa. O objetivo do projeto é a concepção do protótipo de um triciclo elétrico de carga, destinado a trabalhadores autônomos de baixa renda, como jardineiros ou recicladores. O uso do triciclo elétrico serve para melhoria de vida destes, redução do uso de tração animal para locomoção nas cidades, divulgar a instituição e empresas apoiadoras do projeto. O triciclo elétrico possui uma proposta sustentável, não consumindo combustíveis fosseis e colaborando para a redução de gases poluentes. O triciclo foi modelado no software Autodesk Inventor, sua estrutura basicamente composta por itens de bicicletas. A capacidade de carga é de 50 Kg. f, a potência do motor é de 350 W, atingido a velocidade máxima de 30 km/h. Conectado à rede elétrica possui um custo de R$ 0,92 para recargas das baterias, possuindo autonomia de aproximadamente 20 km. Pretende-se instalar placas fotovoltaicas, com o intuito de reduzir uso de energia elétrica para recargar as baterias. Para cálculo dos custos de recarga das baterias e da viabilidade do uso de painéis solares foram considerados quatro baterias de ciclo profundo de 15 Ah. O tempo estimado para uma recarga é de 10 h a uma tensão do carregador de 14,5 V e uma corrente de 4,14 A. Temos 14,5V x 6 A x 10 h = 870 W, rendimento médio de 80% do carregador de baterias conseguimos aproximadamente 1,09 kwh de energia necessária, um custo aproximado de R$ 0,84 por kWh. O custo da tarifa mais impostos, resulta em R$ 0,92 por kWh da recarga. Assim seria necessário um painel solar de 136,25 w com tempo de carga de 8 h, sendo o modelo de 150 w que possui custo de R$ 650,00, painel mais carregador. Considerando uma recarga diária com custo de R$ 0,92; seriam necessários 706 dias para o retorno do investimento, considerando uma vida útil de 20 anos. Após a montagem do protótipo serão realizados testes de tração e esforço mecânico, para coleta de dados e posterior readequações. A utilização do veículo busca a promoção do IFRS – Campus Ibirubá e seus apoiadores, além da melhora do trabalho dos seus usuários. Sua criação pode servir como um exemplo de veículo que não depende de combustíveis fósseis, contribuindo para o meio ambiente e incentivando a criação de políticas públicas sustentáveis.

Palavras-chave


Veiculo elétrico; Bicicleta, Transporte Alternativo

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