Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Eco- Inovação e Sistemas de Certificação Orgânicos
Daniela Oliveira Dias, Marília Bonzanini Bossle

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O mercado de orgânicos no Brasil vem sido empurrado pelo consumidor que está mais preocupado com a sua saúde e pelos produtores, que não visam apenas o lucro, como ocorre na maior parte dos negócios tradicionais. O produtor orgânico leva em consideração outros valores, difíceis de ser mensurados, mesmo enfrentando várias barreiras como: dificuldade de logística, excesso de burocracia e carência de insumos. A relação de confiança entre produtor e consumidor e o controle de qualidade são fundamentais, mas não basta só isso para que o pequeno produtor consiga crescer. Para que isso aconteça é preciso que se conquiste a certificação que garante que o produto está dentro do padrão definido pelo governo do país, de que ele é orgânico diferente da produção convencional, no caso do Brasil, a lei só permite que os produtos sejam vendidos como orgânicos, entre empresas, se possuírem essa certificação. O principal objetivo deste projeto é informar e buscar entender os motivos que levam os produtores agroecológicos e orgânicos a seguir esse modelo de produção agrícola relacionados a colaboração, perspectivas, barreiras, desenvolvimento e ampliação da produção e certificação orgânica. A metodologia utilizada para este estudo primeiramente foi bibliográfica, tendo como base principal os registros de estudos feitos no passado com a intenção de comprovar suas teorias levando em consideração a responsabilidade ecológica, responsabilidade social, preservação do homem no campo e vantagens medicinais. Também serão feitas analisadas entrevistas  já realizadas com produtores  identificando assim se há necessidade de um novo estudo de profundidade para que possa compreender melhor oque os motiva os mesmos a enfrentarem tantas barreiras . Espera-se chegar a conclusões que respondam aos principais questionamentos colocados no início do trabalho. Para disseminar o conhecimento obtido, serão elaborados artigos que serão apresentados em eventos nacionais e internacionais, assim como serão publicados nos principais periódicos da área. De forma prática e aplicada, objetiva-se prospectar oportunidades que possam agregar valor, sustentabilidade e ampliar o acesso ao mercado para os produtos agroecológicos e orgânicos do Brasil, através da integração entre a teoria acadêmica e a prática e sistemas de certificações menos burocráticos. Espera-se contribuir para uma melhor compreensão sobre o mercado de alimentos com apelos ambientais, sociais e éticos.

 


Palavras-chave


Certificação; Produção; Orgânica; Motivação

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