Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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IFCITEC - Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS - Campus Canoas: espaço de construção de conhecimento, criatividade e autonomia
Luiza Rassweiler, Glória Lizane Marques Grecco, Carla Odete Balestro Silva

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


A IFCITEC - Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS, que realiza-se todos os anos no Campus Canoas, visa fomentar a aprendizagem através da pesquisa, incentivando estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio a tornarem-se jovens pesquisadores e a desenvolverem projetos de inovação dentro do ambiente escolar. O projeto aqui apresentado tem como objetivo analisar o impacto da IFCITEC na aprendizagem dos alunos dos cursos integrados ao ensino médio do Campus Canoas do IFRS e como objetivos específicos analisar as produções científicas das edições da feira; verificar se existem práticas pedagógicas voltadas à proposta da IFCITEC; conhecer o que representa, para os discentes e docentes, a participação na IFCITEC na qualidade de expositores de projeto. A metodologia utilizada para a realização do projeto pauta-se nos princípios do “educar pela pesquisa”, proposto pelo teórico Pedro Demo em sua obra homônima, que busca promover a aprendizagem significativa através da reconstrução de conhecimentos proporcionada pelo ensino a partir da metodologia científica. Para conhecer como os professores e alunos têm promovido essa construção de conhecimento o projeto utilizará ferramentas próprias das pesquisas qualitativas e quantitativas, tais como: descrições detalhadas dos processos que envolvem a realização da IFCITEC; catalogação das produções científicas da feira; questionários e entrevistas para conhecer o que pensam os docentes e discentes sobre a IFCITEC e os processos de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa; construção de quadros analíticos sobre a incidência, ou não, do educar pela pesquisa nos componentes curriculares oferecidos nos cursos do Campus Canoas. Como resultados parciais, foi possível mapear um aumento significativo do envolvimento dos docentes e discentes desde a primeira IFCITEC, através do maior número de trabalhos submetidos e uma elevação na qualidade dos projetos apresentados. Atribui-se esse resultado, também, à possibilidade de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na formação do
discente, bem como, da prática engajada do docente nas dinâmicas significativas que nascem da inter-relação entre o conhecimento do aluno e o conhecimento do professor. Nessa inter-relação, o docente é responsável por instigar no aluno a necessidade de desafiar suas certezas e buscar reconstruir conhecimento a partir da experimentação, do
questionamento, da inquietação, etc. Além disso, fica evidente que a IFCITEC fomenta que os discentes troquem saberes em seu espaço socializando o conhecimento gerado com a comunidade externa ao campus e permitindo que o campus se alimente do diálogo entre os docentes e discentes que compõem diferentes realidades.


Palavras-chave


Feira de Ciências; Educação Profissional; Metodologia Científica

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