Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Desenvolvimento de um ambiente para criação de materiais didáticos e acompanhamento pedagógico
Lívia Lemos Menegaro, Brenda Farias Pacheco, Joana Mespaque Borges, Raquel de Miranda Barbosa

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


Este trabalho está vinculado ao projeto “Exploração da usabilidade e desenvolvimento de Tecnologias Assistivas Didáticas para Portadores de Necessidades Especiais”. O projeto parte da identificação da necessidade e importância de que se desenvolvam recursos tecnológicos, visando à efetiva inclusão digital de pessoas que possuem necessidades específicas. Seu propósito está fundamentado na compreensão de que mesmo com todo o avanço tecnológico que se deu ao longo das últimas décadas, não houve concomitantemente o desenvolvimento de tecnologias assistivas, o que acarretou a exclusão de milhares de pessoas das novas formas de interação social com o uso de recursos digitais. Sendo assim, foram realizados diálogos com professoras da escola Maria Montessori em Rio Grande/RS e após ouvir as demandas e analisar os objetivos de aprendizagem da escola, definimos como objetivo a criação de uma ferramenta que auxilie as professoras no acompanhamento do desenvolvimento pedagógico de alunos com deficiência intelectual, mediante a utilização de tablets, computadores e celulares para a realização de jogos e atividades específicas. Para que fosse definida a escola e a ferramenta a ser desenvolvida, deu-se um processo de pesquisa constituído da seguinte forma: inicialmente foram exploradas possibilidades de trabalho através de conversas com representantes de escolas especiais de Rio Grande e a busca de materiais relacionados à acessibilidade de forma a identificar as carências na área. Após esta etapa, o trabalho foi direcionado para pessoas com deficiência intelectual, visto que existe uma grande demanda e poucos softwares voltados a atender suas especificidades. Com isso, foi realizado o contato com a escola selecionada, a fim de identificar as necessidades e criar uma parceria para o acompanhamento e validação do trabalho em desenvolvimento. Com base em uma entrevista feita com pedagogas da escola e na leitura do documento “Objetivos de Aprendizagem” fornecidos por elas, foi definida a ferramenta a ser desenvolvida. Trata-se de um ambiente personalizável para a criação de materiais didáticos e acompanhamento pedagógico de conteúdos específicos que deverão ser trabalhados com os alunos. O trabalho de desenvolvimento da ferramenta está em fase de implementação e, espera-se, ao final do projeto, que esta seja eficaz no auxílio aos professores e no avanço de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual.


Palavras-chave


Inclusão digital; Tecnologia assistiva; Acessibilidade

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