Última alteração: 14-12-2018
Resumo
Nos últimos anos, o Brasil vem obtendo um crescente aumento na produção e comercialização de vinhos e espumantes, havendo maior destaque para o estado do Rio Grande do Sul, sendo considerado um dos mais promissores quando comparado ao mercado internacional. O clima e o solo brasileiros favorecem sua produção e, consequentemente, a qualidade, sendo considerado um produto de alta qualidade. Apesar de haver países como o Brasil, com forte tradição na venda de vinhos e espumantes, outros países vêm, ao longo dos anos, obtendo um expressivo espaço no mercado de vinhos finos e recebendo destaque no cenário vitivinícola internacional. Esses países estão desenvolvendo ações com objetivo de manter e conquistar novos consumidores, focando no desenvolvimento de novas tecnologias e maiores valores investidos na divulgação. Neste contexto, destaca-se que o conhecimento do perfil dos consumidores de espumantes no Brasil é um campo ainda pouco explorado, sendo esta informação de extrema relevância para a formulação de estratégias de marketing e definições para o desenvolvimento dos produtos nas empresas. Diante desse cenário, torna-se de grande importância entender como é o comportamento do consumo de espumantes pela população brasileira e, mais especificamente, analisar a percepção de imagem da espumante brasileiro em comparação com o espumante importado por parte dos consumidores. Com este objetivo, o presente estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa e transversal, com aplicação de 17 entrevistas em profundidade a consumidores de espumantes brasileiros de diferentes faixas etárias e renda, em uma parceria interinstitucional de pesquisadores do IFRS e da UFRG. A partir dessas entrevistas, analisou-se como o consumidor busca informações para a decisão de compra e percebeu-se uma relação entre o comportamento de compra e a busca por eventos ou cursos, a influência de conhecidos e a procura por informações presentes no rótulo. Entre as diversas opiniões com relação aos espumantes nacionais, notou-se que, neste quesito, a excelente qualidade e a relação custo/beneficio são favoráveis ao consumo em relação às espumantes importadas. O Brasil é um país bastante competitivo na quantidade de espumantes produzidas e também na sua qualidade, diante da visão dos 17 entrevistados. Os resultados deste estudo levam a concluir que são necessários maiores investimentos em Marketing para tornar a bebida mais acessível a todos os públicos. Em uma etapa posterior deste estudo, está sendo construído um questionário com perguntas fechadas a ser aplicado a uma amostra mais expressiva de consumidores para determinar suas preferências de consumo.