Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Além das comemorações: um estudo sobre o comportamento dos consumidores de espumantes no Brasil
Tamires Borges Peres, Rafaela Moraes Cardoso, Pablo De Almeida Coutinho, Cristiane Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, Luiz Antonio Slongo, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


Nos últimos anos, o Brasil vem obtendo um crescente aumento na produção e comercialização de vinhos e espumantes, havendo maior destaque para o estado do Rio Grande do Sul, sendo considerado um dos mais promissores quando comparado ao mercado internacional. O clima e o solo brasileiros favorecem sua produção e, consequentemente, a qualidade, sendo considerado um produto de alta qualidade. Apesar de haver países como o Brasil, com forte tradição na venda de vinhos e espumantes, outros países vêm, ao longo dos anos, obtendo um expressivo espaço no mercado de vinhos finos e recebendo destaque no cenário vitivinícola internacional. Esses países estão desenvolvendo ações com objetivo de manter e conquistar novos consumidores, focando no desenvolvimento de novas tecnologias e maiores valores investidos na divulgação. Neste contexto, destaca-se que o conhecimento do perfil dos consumidores de espumantes no Brasil é um campo ainda pouco explorado, sendo esta informação de extrema relevância para a formulação de estratégias de marketing e definições para o desenvolvimento dos produtos nas empresas. Diante desse cenário, torna-se de grande importância entender como é o comportamento do consumo de espumantes pela população brasileira e, mais especificamente, analisar a percepção de imagem da espumante brasileiro em comparação com o espumante importado por parte dos consumidores. Com este objetivo, o presente estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa e transversal, com aplicação de 17 entrevistas em profundidade a consumidores de espumantes brasileiros de diferentes faixas etárias e renda, em uma parceria interinstitucional de pesquisadores do IFRS e da UFRG. A partir dessas entrevistas, analisou-se como o consumidor busca informações para a decisão de compra e percebeu-se uma relação entre o comportamento de compra e a busca por eventos ou cursos, a influência de conhecidos e a procura por informações presentes no rótulo. Entre as diversas opiniões com relação aos espumantes nacionais, notou-se que, neste quesito, a excelente qualidade e a relação custo/beneficio são favoráveis ao consumo em relação às espumantes importadas. O Brasil é um país bastante competitivo na quantidade de espumantes produzidas e também na sua qualidade, diante da visão dos 17 entrevistados. Os resultados deste estudo levam a concluir que são necessários maiores investimentos em Marketing para tornar a bebida mais acessível a todos os públicos. Em uma etapa posterior deste estudo, está sendo construído um questionário com perguntas fechadas a ser aplicado a uma amostra mais expressiva de consumidores para determinar suas preferências de consumo.

 


Palavras-chave


Espumantes; Comportamento do consumidor; Marketing

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