Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
O naturalismo e o realismo no cinema: análise da produção bibliográfica no Brasil
Cristyelen Ambrozio Ferreira, Bruno Bueno Pinto Leites

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


Na pesquisa, investiga-se a ocorrência dos termos naturalismo e realismo no cinema brasileiro e os seus diferentes usos e modos de interpretação. Entre os anos 1995 e 2007, houve uma onda de filmes no Brasil com características semelhantes ao movimento literário naturalista. Os filmes trazem o subúrbio à tela e abordam temas como fetiches, degradação, violência e morte, temas esses recorrentes na literatura. Entretanto, o termo “naturalista”, no sentido da relação com a literatura naturalista, é pouco empregado no cinema. O objetivo da pesquisa é contribuir no  entendimento dos termos estudados no meio acadêmico, pois diversas vezes são utilizados de modo consideravelmente diferente e, não raro, com sentidos ancorados no senso comum. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de tipo qualitativo. A metodologia envolve: formação teórica sobre naturalismo e realismo; coleta de dados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes, com busca pelo cruzamento dos termos cinema, naturalismo e realismo; tabulação dos resultados encontrados; análise dos resumos e agrupamento dos resultados pela proximidade de uso com relação aos termos; leitura aprofundada de um texto representativo de cada um dos grupos. É esperado colaborar para dar precisão conceitual aos termos e consolidá-los como ferramentas úteis para análises em cinema, favorecendo, inclusive, a relação com o naturalismo e o realismo em outras áreas, sobretudo na literatura. Os dados obtidos pela BDTD já foram tabulados e estão em processo de organização e análise. Até o momento, destaca-se que o conceito de realismo é normalmente associado a correntes estéticas específicas, sobretudo neorrealismo e Dogma 95; modificado pelo sufixo hiper-; ou, ainda, adjetivado com: sensorial, crítico, mágico, sujo. No que tange ao naturalismo, escasseiam as referências a correntes específicas, prevalecendo o naturalismo associado ao paradigma da transparência; à relação com a literatura naturalista do século XIX, tanto brasileira quanto francesa; e destaca-se, ainda, um sentido do naturalismo como filme de natureza, um gênero que teria sido abundante no cinema brasileiro dos anos 1920 e 1930. Estão em processo a coleta de dados no Portal de Periódicos da Capes e a sistematização do material coletado na BDTD. A perspectiva para o futuro é sistematizar todo o material coletado; fazer leitura em profundidade de 1 artigo de cada uma das principais tendências encontradas; interpretar e fazer inferência acerca do material coletado e sistematizado, o qual será relatado em artigo científico, previsto para ser escrito entre dezembro/fevereiro.

Palavras-chave


Realismo; Naturalismo; Cinema

Texto completo: PDF