Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
REMAT: fomentando a leitura de artigos científicos
Carollayne Cesar Vissirini, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O projeto de pesquisa “REMAT: para quem publicamos?” tem como problema gerador identificar quem são os leitores da REMAT, a fim de melhorar os fluxos editoriais da revista, bem como disseminar a publicação científica entre os professores da área da Matemática, para que estes possam melhorar suas aulas. A REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN 2447-2689) é um periódico científico de acesso livre, com publicação semestral, que publica artigos na área de Matemática, compartilhando práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionam com a Matemática. O projeto tem por objetivo pesquisar se os professores de Matemática utilizam artigos científicos para o enriquecimento de suas aulas e, em caso negativo, fomentar a sua utilização. Foram realizadas duas etapas da pesquisa: 1 - Identificação no Campus Caxias do Sul de quais tipos de leituras são feitas por estudantes e servidores; 2 - Pesquisa a nível nacional sobre as revistas de Matemática mais consultadas, bem como coleta de experiências de professores que já utilizaram artigos para elaborarem suas aulas. A terceira etapa da pesquisa, ainda não realizada, consiste em levar para um grupo de professores de Matemática alguns artigos científicos e analisar algumas possibilidades de utilização das ideias na preparação de aulas diferentes. Com relação à primeira etapa, identificou-se que os periódicos científicos são a terceira fonte mais consultada (a primeira fonte mais consultada é Revistas e/ou jornais, blogs e sites e a segunda é livros) esse grupo de entrevistados é específico, incluindo pesquisadores e estudantes. Verificou-se também que em sua maioria são lidos quando solicitado em disciplinas e em projetos de ensino, pesquisa e extensão e de maneira menos quantitativa por iniciativa própria. Com relação à segunda etapa, foi obtido como resposta ao questionamento se os professores já tinham planejado uma aula Matemática que teve por base a leitura de algum artigo científico?” E obtivemos como resposta por exemplo do Professor A “Procurei trabalhar com artigos que tinham propostas inovadoras. Essas experiências foram positivas e pude perceber que melhorou a qualidade do ensino e aprendizagem”. Como uma forma de fomentar a leitura de artigos científicos, será realizada uma divulgação da REMAT no “Festival da Matemática - Serra Gaúcha”, promovido pelo IFRS, Campus Bento Gonçalves, por meio do trabalho “Como um periódico científico pode contribuir com a prática docente?”. A intenção é despertar nos professores o interesse por novas metodologias por meio de experiências relatadas em artigos científicos.


 




Palavras-chave


REMAT; Periódicos Científicos; Docência

Texto completo: PDF