Última alteração: 14-12-2018
Resumo
Cada vez mais os cursos de Educação a Distância (EAD) utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por exemplo o Moodle. Tal ambiente permite a comunicação entre discentes e docentes, além de possibilitar aos discentes acesso a conteúdos educacionais. Cursos EAD demandam que docentes diagnostiquem a necessidade de intervenções pedagógicas para uma grande quantidade de alunos, tendo por vezes recursos escassos no AVA. O tempo despendido por esses profissionais na busca de informações relevantes a partir do sistema provoca uma diminuição na atenção às ações pedagógicas voltadas ao discente. A fim de otimizar a tarefa de coleta de dados necessita-se de sistemas baseados em Learning Analytics (LA). A partir dessas premissas, o objetivo desta pesquisa é determinar se um sistema de alertas utilizando relatório com características próprias de Dashboards auxiliará o docente a compreender os dados educacionais dos discentes, diminuindo o tempo gasto na busca por informações e proporcionando condições para maior dedicação aos procedimentos pedagógicos. No presente momento, a pesquisa encontra-se na fase de desenvolvimento do sistema computacional: um plugin para o AVA Moodle. O teste da hipótese dar-se-á a partir da modificação do plugin Analytics Graphics - disponível no site do Moodle – a fim de melhorar as informações disponibilizadas. Pretende-se implementar uma interface no formato Dashboard, com relatórios mais textuais se comparados com aquele plugin. Para interação por parte do docente, desenvolveu-se uma interface com as linguagens de programação: PHP7, HTML5, CSS3 e Javascript. As telas foram definidas com base nos componentes da Equipe Multidisciplinar do Curso de Especialização à distância, entrevistas com usuários e equipe formada por programadores, designer e pesquisadores. Trata-se de um sistema interativo em que o próprio docente pode configurar quais informações deseja visualizar. A partir desta interface, são fornecidas as seguintes informações aos professores: tempo de inatividade do aluno por intervalos; controle da entrega de atividades; pontualidade na entrega de tarefas; e gráficos que demonstram o acesso da turma no ambiente Moodle. Com a disposição das informações de maneira interativa aos docentes, obterão uma relevância, pois o sistema auxiliará no projeto pedagógico das disciplinas de educação a distância, que utilizam o ambiente Moodle. O software será testado em um curso de especialização à distância realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os tutores serão entrevistados com o objetivo de aferir-se as vantagens da ferramenta. No momento do envio deste resumo, foi desenvolvida a interface e iniciou-se a integração com o Moodle.