Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Interface de um sistema de relatórios com uso de Dashboard para apoiar as atividades pedagógicas no ambiente virtual Moodle
Patricia Walau, Anita Raquel Silva, Guilherme Ribeiro, Ana Laura Silva, Marcelo Augusto Schmitt

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


Cada vez mais os cursos de Educação a Distância (EAD) utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por exemplo o Moodle. Tal ambiente permite a comunicação entre discentes e docentes, além de possibilitar aos discentes acesso a conteúdos educacionais. Cursos EAD demandam que docentes diagnostiquem a necessidade de intervenções pedagógicas para uma grande quantidade de alunos, tendo por vezes recursos escassos no AVA. O tempo despendido por esses profissionais na busca de informações relevantes a partir do sistema provoca uma diminuição na atenção às ações pedagógicas voltadas ao discente. A fim de otimizar a tarefa de coleta de dados necessita-se de sistemas baseados em Learning Analytics (LA). A partir dessas premissas, o objetivo desta pesquisa é determinar se um sistema de alertas utilizando relatório com características próprias de Dashboards auxiliará o docente a compreender os dados educacionais dos discentes, diminuindo o tempo gasto na busca por informações e proporcionando condições para maior dedicação aos procedimentos pedagógicos. No presente momento, a pesquisa encontra-se na fase de desenvolvimento do sistema computacional: um plugin para o AVA Moodle. O teste da hipótese dar-se-á a partir da modificação do plugin Analytics Graphics - disponível no site do Moodle – a fim de melhorar as informações disponibilizadas. Pretende-se implementar uma interface no formato Dashboard, com relatórios mais textuais se comparados com aquele plugin.  Para interação por parte do docente, desenvolveu-se uma interface com as linguagens de programação: PHP7, HTML5, CSS3 e Javascript. As telas foram definidas com base nos componentes da Equipe Multidisciplinar do Curso de Especialização à distância, entrevistas com usuários e equipe formada por programadores, designer e pesquisadores. Trata-se de um sistema interativo em que o próprio docente pode configurar quais informações deseja visualizar. A partir desta interface, são fornecidas as seguintes informações aos professores: tempo de inatividade do aluno por intervalos; controle da entrega de atividades; pontualidade na entrega de tarefas; e gráficos que demonstram o acesso da turma no ambiente Moodle. Com a disposição das informações de maneira interativa aos docentes, obterão uma relevância, pois o sistema auxiliará no projeto pedagógico das disciplinas de educação a distância, que utilizam o ambiente Moodle. O software será testado em um curso de especialização à distância realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os tutores serão entrevistados com o objetivo de aferir-se as vantagens da ferramenta. No momento do envio deste resumo, foi desenvolvida a interface e iniciou-se a integração com o Moodle.

 


Palavras-chave


Ambiente Virtual de Aprendizagem; Learning Analytics; EAD

Texto completo: PDF