Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Divulgação científica: análise de elementos textuais e sua importância para a compreensão do público leigo
Dhiulia Zótti da Silva, Láysa Katherine Teles, Silvana Kissmann

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O fácil acesso à informação tem, por meio de diversas mídias, instigado a população, especialmente o público jovem, a desvendar os mistérios científicos e a fomentar seu interesse pelo estudo da ciência. Ao considerar o hibridismo presente na inter-relação dos domínios entre os discursos científico, midiático e didático, onde se encontram situadas as publicações midiáticas, focaliza-se o contexto de produção e de recepção de textos de divulgação científica. Dessarte, este projeto investigou, por meio da análise de textos previamente selecionados, os recursos (infográficos, desenhos, imagens) que auxiliam a visualização e acompreensão do conteúdo apresentado, os diferentes textos que os compõem (entrevista,conto, resumo comentado, síntese) e os métodos persuasivos (o texto apresenta umaexemplificação, conta uma história, utiliza metáforas, comparações, analogias) empregadospelo produtor de notícias de divulgação científica para atrair o público leitor e despertar ointeresse pelas ciências, em especial a Física e a Astronomia. O estudo foi realizado através dapesquisa de textos de divulgação científica e da análise de artigos e notícias publicados(impressas ou digitalmente) nas principais revistas nacionais de popularização da ciência,como Ciência Hoje, Galileu, Scientific American Brasil e Superinteressante no período de2011 a 2017. Esse recorte do corpus foi feito para entender como são organizados osprocessos discursivos, característicos da divulgação da ciência nesse tipo de publicação. Apartir da análise de artigos selecionados, identificou-se: linguagem, forma, recursos, método epúblico-alvo de cada uma das linhas de revistas. As credenciais do produtor do texto e asfontes por ele utilizadas na elaboração dos textos embasaram a análise em relação ao cuidadocom o rigor científico e à confiabilidade das publicações, atentando-se para possíveisequívocos ou distorções de cunho sensacionalista. Além da compreensão de como seorganizam os textos de divulgação científica, entre os resultados da pesquisa, está aelaboração de trabalhos apresentados na II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e IIMEPEx, intitulados Disseminação do conhecimento: divulgação e cultura científica, além deum minicurso: O professor como divulgador de ciências: Astronomia na mídia, ministrado noV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia - V SNEA, atividade destinada àformação de professores de Ciências, Geografia, Matemática, Física, Química e estudantes denível superior dessas áreas. Espera-se que estes produtos corroborem a popularização detemas para leigos cuja finalidade é 'fazer saber' sobre ciência, auxiliando para a produção deconhecimentos sobre a organização e a produção de textos de divulgação científica, tantopelos professores em sala de aula quanto em publicações dirigidas ao público juvenil.

Palavras-chave


Divulgação Científica; Educação em Astronomia; Popularização da ciência

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