Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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A origem de um brinde: um estudo realizado sobre o comportamento do consumidor de espumantes no Brasil
Pablo de Almeida Coutinho, Rafaela Moraes Cardoso, Estela Maris dos Santos Arruda, Tamires Borges Peres, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


A produção mundial de uvas e vinhos tem sofrido importantes transformações nas últimas décadas, em uma constante procura por especialização nos processos de cultivo e na produção, com o intuito de fornecer itens de melhor qualidade, que satisfaça cada vez mais a demanda dos consumidores. Nos últimos 10 anos, a comercialização de espumantes finos tem aumentado significativamente no Brasil, demonstrando a relevância deste produto á economia nacional. Ainda são poucas as pesquisas empíricas que estudam o consumidor desse tipo de bebida no Brasil, geralmente estão focadas em países que possuem uma tradição mais expressiva no que se trata de história e proporção de produção. Quando a abordagem tem o foco no mercado de espumantes, esses estudos científicos tornam-se ainda mais escassos, porém, esse é um mercado que está crescendo bastante nos últimos anos, somado a uma melhora na imagem do espumante brasileiro em outros países do mundo, por isso, é necessário realizar estudos mais aprofundados. O principal objetivo desta pesquisa é compreender como funciona o consumo de espumantes pela população brasileira, ou seja, quais são os principais fatores que o cliente valoriza, o que o motiva a comprar um espumante de uma determinada marca ao invés de outra, bem como o perfil etário, de renda, de escolaridade e sexo. Esse estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa, com aplicação de 17 entrevistas em profundidade com consumidores do produto de diversas faixas etárias e rendas. A maioria dos entrevistados respondeu que os fatores que mais influenciam na escolha do produto são: a bebida ser agradável, refrescante, prazerosa e servir para diversas ocasiões, a qualidade, preço e marca também apareceram em algumas respostas como preferência. Referente ao hábito de consumo, grande parte dos respondentes relatam beber o produto utilizando taças específicas e, algumas vezes, a bebida é acompanhada de algum petisco. O consumo ocorre normalmente em casa, festas e em datas especiais. Eles reconhecem que no país ainda é uma bebida pouco consumida anualmente, e informaram que consomem principalmente em datas tradicionalmente comemorativas, festas de finais de ano, etc. Os resultados também levam a concluir que são importantes maiores investimentos que sejam direcionados ao marketing das empresas produtoras no país. Os dados obtidos servirão de base à construção de um questionário fechado, com construtos pré-determinados, a ser aplicado a uma amostra de 500 consumidores numa etapa posterior da pesquisa, esse permitirá uma generalização das informações devida sua característica metodológica.


Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Marketing; Espumantes

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