Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Alerta visual para a inclusão de alunos surdos na escola
Júlia Rosa de Matos, Roberta Bühler Martins, Carolayn dos Reis Pereira, José Ferreira de Lima Júnior, Maurílio Quadros da Rosa, Vitor Messagi Guatimosim, Luiz Gabriel Rebechi, Bruno Casagrande Porcher, Roger Gonçalves Urdangarin, Anelise Lemke Kologeski

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O projeto de pesquisa Novas Tecnologias visa desenvolver uma ferramenta que possibilite a acessibilidade e a inclusão social para alunos surdos, corroborando com a redução das limitações encontradas diariamente no cotidiano escolar de milhares de alunos, principalmente diante da falta de recursos destinados a infraestrutura de escolas. No ano de 2017, a pauta apresentada como tema de redação do ENEM, foi justamente os desafios educacionais encontrados por pessoas surdas no Brasil, evidenciando a forma como este tema está presente na sociedade atual, necessitando de reconhecimento e valorização. Dentre as ideias desenvolvidas ao decorrer do processo de construção do projeto, decidimos utilizar como apoio tecnológico a plataforma de prototipação de hardware Arduíno.  Normalmente, a troca de períodos ou o intervalo, nas instituições de ensino, são anunciados apenas através de um sinal sonoro. Com o nosso projeto, planejamos a criação de um alerta visual, também chamado de campainha luminosa, permitindo a inclusão do aluno surdo em um momento que majoritariamente é anunciado através do som. O protótipo conta basicamente com uma placa única projetada contendo um microcontrolador Atmel AVR, que contém suporte de entrada/saída embutido, além de uma interface e linguagem de programação padrão. Para o desenvolvimento do protótipo, também utilizamos um protoboard, leds, resistores, jumpers para as conexões, um botão e um módulo Bluetooth HC06. Para testar nosso protótipo, antes de desenvolver o nosso protocolo de comunicação próprio com o dispositivo, nós também utilizamos o aplicativo Bluetooth SPP (Secure Simple Pairing), a fim de parear a comunicação entre o smartphone do aluno e o hardware do Arduino. Com este aplicativo, trocamos mensagens entre o protótipo e o aplicativo, validando nosso sistema para dar continuidade ao projeto. Juntamente com o protótipo projetado, combinamos a criação de um aplicativo para o sistema operacional Android, que permite a funcionalidade do aluno ser alertado através da vibração do dispositivo. Basicamente o projeto Novas Tecnologias traz consigo, aprendizado e novas descobertas, proporcionando a construção de uma ideia acessível e utilitária que almeja melhorias no cotidiano escolar de alunos surdos. Em breve, pretendemos dar continuidade ao projeto procurando por voluntários para o teste do protótipo, bem como implementar o hardware com o uso de um roteador sem fio, permitindo múltiplas conexões ao sistema.

Palavras-chave


Acessibilidade; Alunos Surdos; Arduíno; Inclusão

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