Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Dificuldades e oportunidades para o comércio justo no Brasil
Estela Maris dos Santos Arruda, Marília Bonzanini Bossle

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O comércio justo é uma abordagem alternativa ao comércio tradicional, baseado na parceria comercial entre produtores e consumidores. Essa modalidade visa proporcionar condições justas de troca através de preços adequados, com desenvolvimento de padrões de sustentabilidade equilibrados nas cadeias produtivas, oferecendo aos consumidores um importante caminho para reduzir a pobreza, fortalecer as famílias e os lugares onde vivem por meio de suas compras diárias. Este estudo faz parte de um projeto para desenvolver o comércio justo no Brasil, atender as necessidades do consumidor, mapear e identificar as melhores práticas. Com o objetivo de identificar as dificuldades e oportunidades para o comércio justo no Brasil, o estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa, por meio da aplicação de questionários, com perguntas abertas para atores do setor, em um fórum de discussão sobre o tema, em junho de 2018. A partir da análise das respostas, perceberam-se as seguintes dificuldades do comércio justo no Brasil: concorrência desleal com os produtos industrializados, que chegam aos consumidores com preços baixíssimos; a necessidade de desenvolver e implementar o sistema de comércio justo e solidário no Brasil; a ausência de uma legislação única que permita a criação de um selo único de identificação; a necessidade de uma maior conscientização, conhecimento e estímulo ao consumidor em relação a um consumo mais saudável e consciente; necessidade de políticas de financiamento aos produtores e de melhorias nos processos de logística. No que tange às oportunidades para o comércio justo, destacam-se: o aumento na conscientização do comércio justo no Brasil; um enorme mercado, com produtos de qualidade; o aumento de preservação ao meio ambiente; emprego e renda equitativa; à valorização do sistema de produção da agricultura familiar e artesões; a obtenção de um preço digno, promoção e inserção de produtos em um mercado diferenciado. Espera-se com essas análises, aumentar a conscientização e disseminar conhecimento sobre essa atividade econômica, levando à tona informações sobre produtos, produtores e questões relacionadas ao comércio justo, no Brasil. A originalidade desse projeto se deve aos aspectos sociais que potencialmente pode abranger, por meio da identificação de dificuldades e oportunidades deste comércio, no Brasil. Esse é um trabalho em andamento, que faz parte de um projeto maior, e seus resultados ainda estão sendo analisados. Espera-se obter resultados significativos em longo prazo para os produtores do Brasil, por meio da agregação de valor aos seus produtos, diminuindo as desigualdades sociais, promovendo o empoderamento das mulheres e protagonismo para pequenos produtores, por meio de condições favoráveis para esse tipo de comércio.

 

 


Palavras-chave


Comércio justo; Ético e solidário; Brasil

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