Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Os álbuns escolares como constituintes da história da educação profissional em Osório/RS
Ezequiel Nunes Pires, Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O presente trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado “História e memória da educação profissional: Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos - Polivalente, Osório/RS”, que se dedica ao estudo em perspectiva histórica do acervo fotográfico dessa instituição. Para além dos objetivos de preservação da memória e história da escola, também busca-se compreender a constituição histórica da mesma na finalidade de corroborar com a história da educação; a caracterização e catalogação do acervo, destarte, produzindo um livro, cujo a publicação pretende analisar o conjunto de imagens. A escola polivalente, em Osório, foi implementada em 1974 e também tinha o objetivo de formação técnica no nível primário. Em 1996, surge a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as disciplinas técnicas presentes na ementa escolar entram em processo de extinção. O estudo da memória e história de uma instituição com essas características mostra-se essencial e necessário para a compreensão do papel do IFRS como órgão formador dessa forma de ensino. As atividades desse trabalho começaram com a digitalização do acervo fotográfico e em seguida começou-se a catalogação das fotos. Logo, pensou-se em um recorte temporal para o estudo e caracterização do acervo. O recorte estabelecido é de 1974 a 1996, respectivamente os anos de inauguração da escola e de implementação da LDB. Tem-se Grosvenor, como referencial teórico-metodológico, no que diz respeito à significação das fotografias e suas contextualizações. As fotos ficaram divididas em duas grandes temáticas: atividades e espaços. Essas duas se dividem em atividades formais e não-formais; espaços gerais/externos e singulares/internos. Do total de 767 fotos, 150 fotografias são do período da década de 1970, 277 da década de 1980 e a década de 1990 conta com 340 fotografias. Para o catálogo, preenche-se as seguintes informações para cada fotografia: Identificação/número, data, legenda, personagens, temática e palavras-chave, que estão inscritas em uma tabela. Por fim, o livro conta com 3 textos de convidados, 2 especialistas na área dos estudos e um de representantes da instituição estudada; mais capítulos sobre a história da instituição, caracterização do acervo e de alguns estudos que foram possibilitados. É possível perceber o registro nas fotografias, em maioria, de comemorações cívicas, espaços onde as disciplinas técnicas aconteciam e atividades formais dentro da escola, como o grupo de teatro e clube de leitura.


Palavras-chave


Álbum escolar; História da educação; Educação Profissional

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