Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
As experiências de prática de ensino na formação inicial de professores de língua inglesa e seu impacto na construção da profissionalidade docente
Julia Ferri Pinto, Maiara dos Santos Dalpiaz, Isabel Tedesco Selistre, Rafaela Fetzner Drey

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O presente projeto integra em sua construção e execução os  três eixos da Instituição: o  ensino, por meio da pesquisa que está sendo realizada com os alunos do curso de Licenciatura em Letras; a extensão, através das micropráticas de ensino realizadas pelos participantes da pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Osório, através de um projeto de extensão curricularizada, e nos estágios; por fim a pesquisa, que tem como objetivo principal identificar qual é o impacto dessas atividades práticas de ensino na formação inicial de futuros professores de língua inglesa para que se possa pensar em melhorias na qualidade dos cursos de Licenciatura em Letras. Tendo em vista a dificuldade dos licenciandos em relacionar a teoria trabalhada ao longo do curso ao desenvolvimento das práticas de ensino, a pesquisa analisa justamente a dimensão prática do trabalho do futuro professor, pois é por meio dela que é possível analisar o processo de construção de futuros professores autônomos, que possam atuar como engenheiros didáticos de suas próprias aulas, constituindo-se, consequentemente, como docentes que irão ofertar um ensino eficiente e de qualidade quando atuarem profissionalmente. A metodologia utilizada neste projeto é a pesquisa-ação, uma vez que proporciona uma investigação que atrela as teorias e as práticas educacionais e se constitui de forma participativa e colaborativa, e é muito utilizada no âmbito educacional. Além disso, a pesquisa é de base qualitativa, tendo seus dados sido gerados. Trabalhamos com a perspectiva de “geração de dados” e não “coleta de dados”, pois os pesquisadores não são apenas coletores neutros dos dados, pois a sua interpretação já está incluída no contexto da pesquisa no momento das observações e das escolhas por ele feitas. Os dados são constituídos por questionários preenchidos pelos participantes em quatro momentos distintos: no primeiro semestre, no início da disciplina de Metodologia e Laboratório de Ensino de Língua Inglesa e após a realização da prática de ensino. O mesmo ocorre no segundo semestre, de modo igual, na disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I. Nestes questionários os participantes relatam suas percepções sobre a importância das práticas de ensino em sua formação profissional. Os dados estão sendo analisados de forma qualitativa através da análise discursivo-textual. A análise desse corpus tem apontado elementos que nos permitem compreender melhor os aspectos que compõem a profissionalidade dos futuros docentes e que a prática é um fator importante para a mudança dessa percepção.


Palavras-chave


Profissionalidade docente; Desenvolvimento profissional;Futuros professores; Língua Inglesa

Texto completo: PDF