Última alteração: 14-12-2018
Resumo
O presente estudo aborda a imprensa pedagógica produzida por instituições educacionais da cidade de Osório - RS e constante no Arquivo Histórico Antônio Stenzel Filho. Assim, trata-se de um recorte de uma pesquisa maior que se dedica à catalogação do acervo iconográfico e periódico presente neste arquivo, e, também, à transcrição de notícias que versão sobre a temática educacional. Durante a pesquisa, encontramos edições de uma revista produzida pela Escola Maria Teresa Vilanova de Castilhos e, percebendo este escopo presente no acervo, buscamos identificar outros periódicos considerados como imprensa pedagógica. Logo, além de apresentar as edições encontradas, pretendemos, com esse estudo, observar quais vozes, por vezes ausentes em outros documentos, permeiam esses impressos e as temáticas mais recorrentes. Para melhor compreensão da temática, fez-se necessária a formação de um referencial teórico, entendendo a imprensa pedagógica como fonte e objeto de estudo. Percebemos-a como fonte a medida que apresenta uma possibilidade de análise das práticas educacionais, e como objeto ao analisar seus propósitos, suas características, seus autores, entre outros aspectos do contexto. Entre os autores, se destacam Hernández Díaz e Bastos, que ressaltam a potência desta categoria de imprensa para compreender a educação a partir de uma visão privilegiada. Até o momento foram catalogados oito exemplares, entre revistas e jornais, de cinco títulos, produzidos por quatro escolas do município, entre públicas e particulares. Foram encontradas três edições da Revista Polivisão, uma do Jornal do Marquês, oito de O Marquês, cinco de O General e duas do Informativo da Escola Prudente. Com edições datadas de 1986 a 2002, ressaltamos que os períodos de circulação nos permitem historicizar o contexto educacional e compreender a história das instituições escolares, suas identidades e interesses. Como é caso da Revista Polivisão, lançada em 1986, logo após o fim da Ditadura Militar. A catalogação abordou informações que julgamos relevantes, como o ano de produção, os editores, os autores, os patrocinadores e as temáticas abordadas. Ainda não foi realizada uma análise aprofundada sobre cada periódico, visto ser um estudo recente, mas cabe ressaltar que não foram encontrados estudos sobre tais órgãos da imprensa pedagógica, o que justifica a continuidade da investigação. Os periódicos catalogados neste projeto compõem parte da história das instituições educacionais do município de Osório, tanto públicas quanto privadas, e nos permitem perceber, não só sobre o passado mas, também, sobre como a educação se apresenta atualmente.