Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Laboratório de Ciências: que espaço é esse? Um estudo no contexto de escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Porto Alegre
João Victor Chaves, Liliane Madruga Prestes, Karin Tallini

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


Os laboratórios de ciências fazem parte do contexto das escolas enquanto espaço educativo, em particular, para o desenvolvimento de atividades experimentais no âmbito do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Todavia, não raras vezes, tais espaços se encontram em condições precárias e/ou são utilizados de forma inapropriada fazendo com que sejam subutilizados. Outro fator a ser evidenciado é que em muitas escolas há falta de profissionais qualificados em laboratórios para prestar apoio técnico aos docentes nas atividades práticas atingindo assim a realização de aulas práticas. Neste enfoque, a presente pesquisa visou investigar como tais espaços têm sido implementados no contexto das escolas públicas de Porto Alegre e região Metropolitana, para isto, um total de seis escolas foram selecionadas para receberem a visita do grupo de pesquisa, para que então o grupo conseguisse realizar uma avaliação deste espaço. Para se ter uma avaliação mais precisa destes espaços o grupo de pesquisadores desenvolveu um instrumento de trabalho que possibilitasse recolher informações dos laboratórios pesquisados, para assim gerar dados que permitissem a análise destes laboratórios. O instrumento em questão se deu na forma de um questionário, com dez questões com perguntas abertas que tinham como objetivo analisar a estrutura e a rotina do espaço na visão dos docentes que utilizavam o mesmo. Após a elaboração deste instrumento, o grupo deu inicio as visitas nas escolas avaliando assim os laboratórios de cada uma, após as visitas serem concluídas o grupo de pesquisa deu inicio a avaliação dos questionário que foram usados para a coleta de dados, após minuciosa avaliação dos mesmos o grupo teve acesso a resultados parciais que indicavam uma série de fatores que por sua vez deixavam mais desafiador o uso do laboratório, tais como, a falta de tempo para o preparo das aulas práticas que seriam realizadas naquele espaço, a dificuldade que as escolas tinham para manter este espaço no que se diz respeito a manutenção e o abastecimento dos mesmos com materiais que seriam utilizados nas aulas praticas, entre outros. O que fica claro ao analisarmos os dados coletados neste trabalho, é que existem dificuldades em levar os discentes para o espaço do laboratório, e para que se encontre soluções para estas dificuldades, tal trabalho necessita ser continuado para que assim haja mais dados sobres estas dificuldades, e por consequência estes dados gerem mais discussões que possibilitem encontrar soluções para tais dificuldades.


Palavras-chave


Investigação; Escolas públicas; Laboratórios

Texto completo: PDF