Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
História das instituições educacionais: revisitando o passado
Bruno Santos da Rosa, Gabriel Ferri de Oliveira, Augusto Weiand

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


Este trabalho é dedicado à preservação da história das instituições educacionais, utilizando como objeto de pesquisa o acervo da escola Cônego Pedro Jacobs, tendo como objetivo a preservação de sua memória. Trabalhando de maneira complementar ao projeto História das instituições educacionais e seus acervos na cidade de Osório-RS, iniciado em 2012, visando o mesmo objetivo, através da digitalização e catalogação em planilhas de seus acervos fotográficos, verificou-se a necessidade do desenvolvimento e disponibilização do mesmo de maneira mais abrangente, possibilitando acesso ao conteúdo catalogado por qualquer pessoa. Assim, foi iniciado, ainda em 2016, o desenvolvimento de um banco de dados para armazenamento relacional destes dados e imagens, em MySQL. Já em 2017, este projeto teve como principais objetivos a finalização e otimização deste banco de dados, assim como o desenvolvimento e disponibilização de um website e aplicativo para dispositivos móveis, atingindo os objetivos de ambos projetos: proporcionar o livre acesso da comunidade ao acervo. Para alcançar estes objetivos utiliza-se a pesquisa bibliográfica relacionada a modelagem de banco de dados, desenvolvimento cooperativo, prototipação e versionamento de software, de modo a auxiliar os integrantes do projeto ao desenvolvimento conjunto dos materiais tornando-os íntegros e concisos. Dessa forma, para a implementação dos códigos necessários para concretização dos objetivos propostos, é utilizado o framework Ruby & Rails, que utiliza a metodologia de desenvolvimento ágil, permitindo que os desenvolvedores se concentrem nas regras de negócio, abstraindo as camadas de comunicação com a base de dados acelerando o desenvolvimento. Além disso, os bolsistas puderam aprender esta linguagem de programação que não consta em sua base curricular. Atualmente o banco de dados dispõe de 1166 imagens e informações sobre estas, já organizadas e armazenadas na base de dados e disponibilizado o acesso a estas através do website de maneira pública. Também, com o intuito de possibilitar novas importações, foi desenvolvida uma planilha modelo compartilhada com o projeto História das instituições – outro projeto de pesquisa do IFRS Osório que dialoga com o presente projeto, possibilitando a constante manutenção e atualização das imagens/informações de forma simples e rápida. Dessa maneira, considerando a relevância histórica das memórias contidas em um acervo fotográfico escolar, concluímos que a melhor forma para preservá-lo é através da disponibilização do mesmo no website e posteriormente em um aplicativo para celular em formato híbrido, para que o código possa ser reaproveitado e usuários de todos sistemas mobile possam ter acesso às informações disponibilizadas.



Palavras-chave


Desenvolvimento de Sistemas; Banco de Dados; Informática na Educação; Acervo Histórico

Texto completo: PDF