Última alteração: 14-12-2018
Resumo
A pesquisa busca investigar e compreender as identidades sociais e o entendimento sobre a sociedade na qual estão inseridos os participantes estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, do campus Bento Gonçalves. Os principais eixos que a pesquisa busca identificar e examinar na identidade dos estudantes são aspectos relacionados com questões de gênero, religiosidade, participação política, considerando, dessa forma, esses assuntos como fatores determinantes da identidade dos estudantes. Além disso, são analisadas também, as percepções dos alunos a respeito de eventos relacionados com a mídia na sociedade brasileira atual. A observação da relação entre eventos específicos referentes aos principais temas abordados e a maneira como são interpretados pelos jovens tem importante papel na análise proposta pela pesquisa sobre o modo com que os jovens compreendem e formam as suas identidades no contexto escolar. A metodologia aplicada nesta pesquisa consiste na utilização de métodos quantitativos e qualitativos, sendo que, para uma melhor organização, dividiu-se os métodos durante as fases do projeto. A primeira fase realizada foi a quantitativa, que visa a coleta de informações por meio do preenchimento de um questionário por um número considerável de alunos da instituição. Em contrapartida, a fase qualitativa é formada, quase que exclusivamente, pela execução de entrevistas realizadas com alunos da instituição, visando aprofundar as informações coletadas na etapa anterior. Podemos identificar como resultados finais, no quesito de identidade religiosa a ligação existente entre a religião da família com a do estudante; em relação a participação política, a existência de uma divergência entre a pretensão de votar e a ação propriamente dita; há a comprovação de que as redes sociais possuem um importante papel na vida do estudante, sendo muitas vezes, a principal forma de acesso as informações e considerando o tópico gênero, foi possível observar falta de reconhecimento aos termos específicos da área que são comumente considerados de conhecimento geral.