Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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SIGAA, necessidades do setor de pesquisa do campus Porto Alegre
Jian Ortolon Porto, Denise Luzia Wolff

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


 

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul realiza as atividades de gerenciamento das pesquisas com o auxílio do SIGProj. Sua função está relacionada ao cadastro, gerenciamento, avaliações e homologações de projetos. Este sistema apresenta fragilidades, tanto para os pesquisadores que submetem seus projetos de pesquisa, quanto pela equipe do setor de pesquisa que realiza o gerenciamento dos dos projetos. Entre as dificuldades estão:  redundância de informações, métodos burocráticos e trabalhosos nos cadastramentos e edições, exclusões de dados etc. Sob uma perspectiva de melhorias na gestão do Instituto, em 2014 foi apresentado aos gestores do IFRS, o sistema de gestão SIG (sistema integrado de gestão). Constituído de um conjunto de módulos que atenderá diferentes áreas da gestão: SIGRH, SIPAC, SIGAA, SIGAdmin, SIGED e o SIGPP. Neste estudo iremos priorizar o módulo voltado à gestão do ensino, pesquisa e extensão, o SIGAA que poderá substituir o SIGProj. A escolha deste tema de pesquisa surgiu a partir das experiências vivenciadas pelos servidores do setor de pesquisa do Campus e dos pesquisadores que submetem seus projetos. O trabalho visa realizar um levantamento das necessidades e dificuldades enfrentadas pelo setor na atualidade. Esta pesquisa é qualitativa e descritiva. Partiu-se da revisão bibliográfica sobre sistemas de gerenciamento, o SIGproj, gestão educacional e sobre os Institutos Federais. Realizamos o levantamento documental de editais de projetos de pesquisas do período de 2014 a 2018, no IFRS. A coleta de dados se deu através do método survey, pois realizamos entrevistas semiestruturadas com servidores que se encarregam dos processos de gestão de pesquisa e aplicação de questionário com pesquisadores do Campus. Os resultados obtidos até o momento são parciais. Nas entrevistas realizadas constatamos que há dificuldade de entendimento no cadastramento dos projetos de pesquisa submetidos no sistema, há falta de autonomia para que o próprio setor realize o gerenciamento dos projetos, ficando subordinados ao setor de pesquisa da reitoria, dificuldade na obtenção de informações no próprio sistema, elaboração de extensos documentos e planilhas compartilhadas por e-mails ou Google Drive, os relatórios são impressos e/ou escaneados, não sendo possível anexá-los ao sistema atual. Concluiu-se a grande necessidade de implementação de um sistema que proporcione o gerenciamento ágil e um fluxo de informações eficientes sobre as pesquisas e que facilite o processo de tomada de decisões por parte dos gestores e que possibilite a ampla divulgação à comunidade das pesquisas realizadas.

 


Palavras-chave


Pesquisa; Edital; Gestão

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