Última alteração: 23-10-2019
Resumo
Em função do avanço tecnológico, a velocidade no qual o conhecimento é produzido e as novas formas de ser e estar no mundo contemporâneo, os processos no qual a escola se consubstancia vem sofrendo uma série de influências, em especial a partir da incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs), junto aos processos gestionários, em especial no espaço escolar. A gestão escolar, nesse sentido, se constitui como um campo pouco explorado, quando trata-se da articulação entre suas práticas e a utilização dos recursos tecnológicos de concretude das ferramentas digitais de gestão. Não podemos deixar de destacar ainda o papel das tecnologias, nos mais diferentes contextos, como sendo um recurso potencializador dos processos pedagógicos e administrativos. O objetivo desta investigação, está em identificar o uso de tecnologias pelos gestores na escola pública de educação básica, mapear as tecnologias que podem ser utilizadas na gestão de processos educacionais a partir do princípio de gestão democrática, e descrever as formas de utilização das tecnologias no processo de gestão educacional. Como metodologia na produção dos dados, nos utilizamos da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de pesquisa a utilização de questionário online, este remetido à gestores das escolas públicas das redes Municipais e Estaduais da cidade de Porto Alegre; a complementar os dados produzidos, utilizamos entrevistas produzidas junto a disciplina “Organização e gestão escolar e dos ambientes de aprendizagem”, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química (IFRS - Campus Porto Alegre), no sentido de nos possibilitar comparações em contextos diferentes. A partir das análises realizadas, percebemos - mesmo que preliminarmente - que as tecnologias (TIC’s) se apresentam como sendo de fundamental importância no desenvolvimento das práticas de gestão educacional, na perspectiva dos gestores. Destacamos a utilização destas tecnologias, por parte dos gestores junto ao articulação de processos administrativos, junto aos interesses pedagógicos da instituição. Este estudo se coloca como um primeiro movimento de aproximação no entendimento da articulação entre a gestão educacional, a prática dos gestores e a utilização das TICS, potencializando os processos de gestão democrática estabelecidos no interior das instituições.