Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Ambiente de revisão para melhora do processo da escrita
Debora Barcelos, Suzana Garcia, Marcio Bigolin

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


Durante a formação acadêmica e profissionalmente o processo da escrita vem sendo  constantemente aperfeiçoado. Para o ingresso no ensino superior, normalmente, é necessária a realização de provas escritas em formato dissertativo-argumentativo (redação). No desenvolvimento da escrita, não há uma receita pronta que os professores possam aplicar, mas há parâmetros que podem guiar esta construção.Considerando esse contexto, o objetivo do presente estudo é desenvolver uma ferramenta de atividades de revisão de escrita de textos, em ambiente virtual, a qual permita ao usuário melhorar seu processo de escrita.O ambiente virtual está sendo criado a partir da análise dos seguintes instrumentos: manuais de revisão de instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Sul; critérios do ENEM para avaliação das redações, disponível no manual do candidato;e banco de redações da UOL. Destes   ambientes, os textos foram  extraídos por meio do programa em PHP, Observando-se a seguinte metodologia: 1. a partir de um tema preestabelecido, o programa buscou links de redações correspondentes; 2. os temas retirados do site foram colocados em planilhas e organizados por códigos (exemplo: Código 106, Tema Escravizar é humano?); 3. em outra planilha foram apresentadas todas as redações já corrigidas sobre o mesmo tema.  Como será o funcionamento do ambiente: o usuário vai ser escrever uma redação para ser avaliada e esse mesmo usuário receberá duas redações para que este corrija. As redações deverão seguir segundo as competências do enem, o ambiente apresentará um apoio para que o utilizador saiba quais erros deve procurar em cada categoria.Por consequência sua escrita será melhor e aumentando seu conhecimento sobre as regras.Salientamos que é necessário, ainda, realizar testes em turmas de estudantes para verificar como as técnicas apresentadas na ferramenta apresentam resultados e quando podem ser aplicadas. Nesse sentido, a ferramenta será aplicada com alunos do ensino médio do IFRS - campus Canoas, com a intencionalidade de ofertar atividades de apoio à revisão da escrita de textos e, assim,   melhorar a escrita dos estudantes, o que poderá contribuir para que consigam sua vaga no ensino superior.O ambiente de revisão já existe, e pode ser acessado pelo endereço http://revisaoonline.tk. No entanto o mesmo está em desenvolvimento e nem todas as funcionalidades estão  disponíveis. No âmbito de escrita do texto está pronto, na parte de correção só está disponível apenas em duas competências as de número um e de número três do manual do ENEM.


 

 


Palavras-chave


Redação; Revisão por pares; Ambiante virtual

Texto completo: PDF