Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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O projeto de música na Escola Estadual de Morro Alto/Maquiné
Milene Zuchinali de Souza, Agnes Schmeling

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O projeto de extensão “Música na Escola: práticas e reflexões”, vem ocorrendo desde 2016, na Escola Estadual Quilombola de Ensino Médio Santa Teresinha, em Morro Alto/Maquiné-RS e é vinculado ao Programa “Música no IFRS - Campus Osório”. Este projeto foi solicitado ao Campus Osório pela escola supracitada, quando esta foi contemplada com instrumentos musicais e não tinha professor de música para efetivar a educação musical. O projeto atende a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual e é desenvolvido por bolsistas, voluntários e pela professora de música do IFRS - Campus Osório. Os objetivos do projeto são cumprir com a Lei 13.278/16, que efetiva o ensino das Artes (música, dança, teatro e artes visuais), na educação básica; proporcionar a educação musical e o contato com a  cultura afro-brasileira e indígena; aprimorar a coordenação motora e a percepção auditiva, além de desenvolver habilidades pessoais como responsabilidade, pontualidade e respeito para com os colegas, planejamento, entre outras. O projeto ocorre do mês de maio até o mês de novembro de cada ano, com aulas quinzenais, de duração de duas horas, na Escola Estadual, e nas semanas intercaladas ocorre no Campus, somente com a equipe de execução, através de reuniões de avaliação do trabalho e de planejamento para os futuros encontros. As oficinas musicais oferecidas aos alunos são: flauta doce soprano, percussão (surdo, caixa, pandeiro, triângulo, meia-lua, chocalhos, entre outros) e violão (iniciantes e intermediários), ministradas por três bolsistas PIBEX, três estudantes voluntários e pela professora de música do Campus. Neste ano de 2018, o projeto atende a oitenta alunos e a dois professores da Escola Estadual, desenvolvendo um repertório da cultura brasileira, e indígena. Realizou uma visita a aldeia indígena de Maquiné, bem como duas apresentações artístico culturais na Festa da Polenta e do Vinho/Maquiné e na 8ª MOEXP do IFRS - Campus Osório. Ressaltamos o interesse e envolvimento da escola para com o projeto, que libera seus alunos e professores de suas aulas regulares para poderem participar das aulas de música. Como bolsistas e ministrantes das oficinas enfrentamos desafios que nos proporcionam crescimento pessoal e profissional, por exemplo: planejar, elaborar aulas que sejam compreensíveis, desenvolver liderança, respeito e trabalho em equipe. Nos três anos em que o projeto está acontecendo, foram atendidos 214 alunos da Escola Estadual e foi estabelecido um significativo vínculo entre o IFRS - Campus Osório e a comunidade externa.

Palavras-chave


Extensão; Música; Cultura; Aulas.

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