Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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O ensino de LIBRAS pelo Núcleo de Línguas em Extensão do IFRS Campus Caxias do Sul
Bruna Fontana Lazzari, Manuela Damiani Poletti da Silva

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


Em 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foi oficializada, no entanto, a falta de acessibilidade que a população surda enfrenta no Brasil ainda é acentuada. Dessa forma, há a necessidade de ampliar a divulgação da Língua Brasileira de Sinais no país. O curso de LIBRAS, ofertado pelo Núcleo de Línguas em Extensão, tem o objetivo de oferecer à comunidade interna e externa o ensino de LIBRAS de forma a facilitar a inclusão dos surdos na sociedade. O curso básico, o qual está sendo ofertado, tem sua divisão em três módulos sequenciais de carga horária de 180 horas. Os encontros acontecem duas vezes na semana e têm duração de três horas cada. As aulas são ministradas por um professor que atua há três anos na instituição, o qual possui graduação em Letras, com especialização em LIBRAS e experiência na área de linguística. As aulas são executadas de forma dinâmica com o uso de slides, teatros, mímicas, figuras, entre outros, o que acarreta maior benefício aos alunos. Materiais de apoio também são disponibilizados. O curso de LIBRAS apresenta um conteúdo programático que serve para orientação do ministrante, podendo ser alterado de acordo com o progresso dos alunos. O professor tem a assistência da coordenadora do Núcleo de Línguas em Extensão para programar suas atividades, buscando estabelecer uma relação com os conteúdos já ensinados e os pretendidos a fim de combinar com o nível dos alunos e buscar o melhor entendimento por parte deles. Os resultados obtidos até o momento são refletidos nas atividades avaliativas e as feitas durante as aulas. É possível observar o rendimento dos alunos por meio da comunicação entre os discentes e o professor através dos sinais. Em relação aos resultados finais, que só serão obtidos na conclusão do curso, será considerado o aproveitamento mínimo e frequência superior a setenta e cinco por cento para afirmar a quantidade de aprovados e possibilitar a entrega de certificados aos alunos. Por fim, o curso de LIBRAS visa proporcionar uma melhor comunicação com o público surdo com o qual os estudantes têm contato, além de diminuir a discriminação em relação à comunidade surda.



Palavras-chave


Núcleo de Línguas em Extensão; Ensino de Línguas; LIBRAS; Inclusão.

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